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Metrô ainda promete ligar Jabaquara ao Morumbi.

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Mesmo depois de o Estádio Cícero Pompeu de Toledo ter sido excluído dos planos para a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, a Companhia do Metropolitano manteve a ideia de implantar uma linha ligando a estação Jabaquara ao Morumbi. Diferente de outras linhas projetadas para a capital, a Linha 17 – Ouro, será feita totalmente em elevado, como em um imenso viaduto de quase 18 quilômetros de extensão.

As obras só não haviam começado até agora porque há uma liminar judicial impedindo, conquistada por moradores de bairros nobres no entorno do estádio alegam que haverá descaracterização local e prejuízos ambientais. Já os moradores de comunidades carentes, como a de Paraisópolis, são favoráveis à linha.

Esta semana, o metrô conquistou uma vitória para poder tocar os trabalhos. O CADES (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) aprovou a licença prévia ambiental para a construção da futura Linha 17-Ouro do Metrô, apesar de ter imposto 55 ressalvas. De qualquer forma, o metrô considera que a aprovação será importante para derrubar a liminar na Justiça.

Na semana passada, o metrô já havia publicado em Diário Oficial a seleção de um consórcio vencedor que será responsável pela implantação do projeto, o que demonstra pressa em levar adiante a ideia.

Segundo o metrô, apesar de o Morumbi já não estar nos planos para a Copa e mesmo com a previsão de que a Linha Ouro não ficará pronta a tempo da realização da Copa, o novo traçado é importante para a fluidez na cidade. O ponto forte da linha é a conexão do Aeroporto de Congonhas com a rede metroviária. A nova linha passará pelas avenidas Água Espraiada, Washington Luiz, Marginal Pinheiros, Perimetral Sul (em implantação pela Prefeitura) e Jorge João Saad, atendendo também a comunidade de Paraisópolis. No total, a linha terá 17,9 km de extensão e 18 estações.

O primeiro trecho, previsto para 2014, ligará o aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da CPTM, atendendo a zona hoteleira situada na região da Berrini. Quando estiver concluída, a linha oferecerá dois serviços: um itinerário ligará as estações Congonhas e Brooklin, na Linha 17-Ouro, e o outro as estações Jabaquara (Linha 1-Azul) a São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela).

O metrô alega que o monotrilho foi escolhido por ter implantação mais barata e muito mais rápida, além de demandar menos desapropriações. E defende que haveráum “corredor verde” sob a linha, com trabalho paisagístico, enterramento das fiações aéreas e nova iluminação.

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