Siga-nos

Saúde

Melhorar segurança na Saúde é meta de novo delegado que aposta em investigação

Publicado

em

Há poucos meses, Paulo Henrique Navarro assumiu a missão de fazer as investigações relacionadas aos crimes da região da 16a. Delegacia de Polícia. Região que já teve a fama de ser a de mais alto índice de furto de veículos do pais, a Vila Clementino e bairros vizinhos hoje perderam este posto para a Vila Mariana, onde a grande concentração de carros estacionados por universitários atraia a atenção de marginais. Mas, nem por isso os desafios são menores.

População pode ajudar a diminuir criminalidade local?)

Se em reuniões com a comunidade as queixas sobre prostituição são frequentes, no dia-a-dia os registros mostram também muitos casos de assaltos a residências, furtos nas áreas de intenso movimento de pedestres, casas ilegais de bingo e videopoker, crimes da “saidinha” de banco e explosões de caixas eletrônicos são alvos do trabalho de inteligência policial.

O novo delegado vislumbra diversas missões difíceis, mas também já consegue comemorar algumas vitórias. “Um dos primeiros casos complexos que conseguimos desvendar foi o de desvio de equipamentos médicos em uma instituição que trata crianças e adolescentes com câncer na região”, relembra o delegado titular. Eles descobriram que foram dois técnicos de informática que atuavam na entidade os responsáveis pelos atos. Com mandados de busca e apreensão na casa dos suspeitos, na zona leste da cidade, os policiais chefiados por Navarro encontraram quatro bombas de infusão utilizadas em quimioterapia e avaliadas em R$ 50 mil, além de outros equipamentos médicos, notebooks e documentos referentes à venda dos equipamentos. “Está para ser decretada a prisão temporária dos suspeitos”, comenta o chefe dos investigadores da 16a., Welington Barreto.

Navarro e Barreto estiveram esta semana na sede do jornal São Paulo Zona Sul, acompanhados do advogado Danilo Maso, que integra o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Saúde há muitos anos. “Estou impressionado com o trabalho de inteligência que a nova equipe está desenvolvendo”, garantiu Danilo.

Explosões

O delegado também comentou a importância das investigações na desarticulação das quadrilhas que têm se especializado na explosão de caixas eletrônicos.

Em maio, ao cumprir mandados de prisão temporária, os policiais civis do 16o. DP prenderam dois suspeitos de participar de uma quadrilha especializada em furtar caixas eletrônicos. Os dois suspeitos foram reconhecidos pela participação em dois crimes: um no dia 14 de abril, na avenida do Cursino, quando um policial foi morto na ação, e outra no dia 26 de abril, em um clube no bairro do Ibirapuera.

Navarro, Barreto e Maso, na redação do jornal SP Zona Sul

Depois, ao apresentar os suspeitos à imprensa, outra surpresa: eles foram reconhecidos pela participação no assalto a um caixa eletrônico no Grajaú, que resultou na morte de uma criança de 8 anos, Michel Victor Rosário Ribeiro. A mãe da criança procurou a polícia para dizer que foi um deles que participou do crime.

Famílias

Agora, Navarro quer a aproximação da comunidade. Ele tem participado de reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) que acontecem todos os meses para ouvir as demandas. Mas, avalia que é também fundamental que os moradores da região não deixem de registrar ocorrências para que o trabalho de investigação seja eficaz. “Trabalhamos com números e informações. A população pode nos ajudar e diminuir a criminalidade na região”, diz.

“Há muitos vigias particulares registrados na delegacia. Mas seria interessante atualizar os dados e garantir cadastro de todos que atuam na região”, comentou Wellington Barreto, chefe dos investigadores, durante visita ao jornal SP Zona Sul.

A próxima reunião do Conseg Saúde será na quinta, dia 30 de junho, às 20h, na Rua Vigário Albernaz, 610, na Vila Gumercindo, bairro que também é atendido pela 16a. D.P.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados