Siga-nos

Meio ambiente

MEC lança desafio da sustentabilidade da água e energia

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Qualquer cidadão pode participar, tanto com ideias quanto com opiniões sobre projetos apresentados, do Desafio Sustentabilidade. A iniciativa, que faz parte do Prêmio Ideia, este ano vai se concentrar no uso racional de recursos públicos. O Ministério da Educação (MEC) propôs, então, que sejam apresentados projetos para redução de gastos com energia elétrica e água nas instituições de ensino.
Trata-se de uma consulta pública, em que podem ser apresentadas, portanto, ideias que contribuam para o estabelecimento de uma consciência coletiva ambiental.
Os participantes podem apresentar propostas para cada um dos dois temas – consumo de energia e consumo de água – e também terão a oportunidade de avaliar e propor aprimoramentos aos projetos já inscritos.
Quanto mais participa e avalia os projetos de forma colaborativa, mais pontos o concorrente acumula. A consulta pública dos projetos apresentados em ambas as categorias começa em 6 de novembro, às 14h, e vai até o dia 3 de fevereiro de 2015 (Desafio da Água) e 5 de fevereiro de 2015, também 18h (Desafio da Energia Elétrica).
Os projetos podem ser destinados a uma das 63 universidades federais ou uma das 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (os Institutos Federais de Ensino). Assim, as instituições mais pontuadas em cada categoria (Universidade Federal e Instituto Federal de Ensino) concorrem aos prêmios, que são o acesso a recursos de até R$ 3 milhões para o primeiro colocado e de até R$ 1 milhão para o segundo. Os recursos serão destinados para a execução de projetos de sustentabilidade. Todas as informações podem ser encontradas no site premioideiaportal.mec.gov.br.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados