Urbanismo
Mateus Torloni: projeto viário ainda está em análise
Como garantir o acesso ao Centro Paralímpico Brasileiro e, ao mesmo tempo, conquistar uma sonhada fluidez no Viaduto Mateus Torloni, que passa sobre a Rodovia dos Imigrantes? Um projeto apresentado pela empresa concessionária que assumiu o SP Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes) pode ser a resposta.
Pela proposta, duas novas alças seriam construídas no sentido capital-litoral, ampliando e agilizando o acesso ao viaduto. Além disso, uma via paralela à rodovia, no sentido contrário, serviria de ligação entre o viaduto e o Centro Paralímpico, sem invadir a área privada que pertence ao SP Expo. Mas, até agora, o projeto não foi avaliado.
Depois de várias semanas de insistência, finalmente a Companhia de Engenharia de Tráfego respondeu à demanda do jornal SP Zona Sul sobre o projeto. A empresa alega que, a partir da reunião realizada em Secretaria Especial de Licenciamentos estão sendo buscadas “soluções de adaptação do viaduto para dar acesso ao Centro Paralímpico ou a garantia da permanência do acesso pelo terreno” da SP Expo, com manutenção da rotatória atualmente existente e que integra o terreno agora sob concessão. Isto evitaria, segundo a CET, a imposição de que motoristas em direção ao Centro Paralímpico sejam obrigados a fazer o retorno na Imigrantes apenas em Diadema!
Por outro lado, uma boa notícia vem da Secretaria de Infraestrutura Urbana. O secretário adjunto, Osvaldo Misso, diz que a pasta ainda não foi procurada pela empresa concessionária do SP Expo, a GL Events, que se mostrou interessada em encampar uma obra que teve início mas nunca foi concluída, na pista sentido capital-litoral. Trata-se da alça de acesso ao viaduto Mateus Torloni, suspensa por desistência da empresa vencedora da licitação feita pela Prefeitura há quase dez anos. “Se ela estiver disposta a fazer a obra, deve nos procurar. Temos o projeto e todo o interesse em fazê-la”, disse o secretário.
Leonardo
30 de maio de 2015 at 13:49
O Jornal Zona Sul já procurou o São Paulo Expo para verificar se eles procuraram o Siurb?