Siga-nos

Comunidade

Vila Clementino tem grupos para atender quem sofre com luto, separação

Publicado

em

Caetano Veloso já cantava que “cada um sabe a dor e a delícia de ser que é”. Uma morte na família, o distanciamento entre parentes, irmãos, pais, filhos… Muitos são os dramas que podem envolver relações familiares. Há ainda as dificuldades no casamento, as separações e divórcios, os reflexos na criação dos filhos e no futuro de cada um dos cônjuges… Terapia familiar pode contribuir  na superação desses momentos difíceis e, o que muita gente não sabe, é que há um grupo especializado nesse tipo de atendimento na Vila Clementino, com profissionais altamente gabaritados e… gratuito.

A Unidade de Intervenção à Família e Comunidade (Unifac) da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), coordenada pela Prof.ª Ana Lucia Horta, mantém um  grupo de estudos e pesquisa familia e comunidade que vem desenvolvendo pesquisas relacionadas com o tema família, casal e comunidade em seu ambito geral envolvendo os diversos momentos do ciclo vital e contextos.

Além da produção acadêmica, o departamento ainda abre eventualmente vagas em grupos para atendimento à comunidade.

Separação e divórcio

Um dos grupos é destinado àqueles que vivenciam a dor da separação/divórcio e se reúne todas as quartas-feiras, às 19h, na Rua Loefgreen, 2018 – Vila Clementino.

Para participar, os interessados devem agendar horário para uma entrevista inicial pelo telefone 5576-4848 (Ramal 1778), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Para mais informações, entre em contato também pelo endereço eletrônico familiaunifesp@gmail.com.

Terapia familiar e de casal

Para aqueles que não se separaram mas enfrentam problemas no ambiente doméstico, no relacionamento enfre familiares, pais e filhos, é possível integrar o atendimento em terapia familiar e de casal com dificuldades.

Da mesma forma, os interessados devem realizar inscrição pelo e-mail familiaunifesp@gmail.com ou pelo telefone 5576-4848, ramal 1778, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 (falar com Marlene para agendar uma entrevista inicial). O serviço é gratuito e os atendimentos acontecem na Rua Loefgren, 2018 – Vila Clementino.

A Unifac também está desenvolvendo uma pesquisa sobre satisfação conjugal relacionada ao funcionamento e satisfação sexual de casais heterossexuais.

Para fazer parte da pesquisa, os casais voluntários serão convidados para dois encontros, sendo o primeiro para responder a instrumentos avaliativos. Para o segundo encontro ambos os parceiros, participarão de uma atividade com técnicas psicodramáticas.

Os encontros serão realizados na Rua Leandro Duprett, 166 – Vila Clementino. Interessados podem agendar horário no seguinte telefone: 5084-4698, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

Luto

Há ainda grupos terapêuticos voltados a pessoas que perderam seus filhos ou seus pais e os encontros ocorrem quinzenalmente, às sextas-feiras, das 11h às 12h.

Para participar, a inscrição também é feita pelo e-mail familiaunifesp@gmail.com ou pelo telefone 5576-4848, ramal 1778, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 (falar com Marlene para agendar uma entrevista inicial).

O serviço também é gratuito e os atendimentos acontecem na Rua Loefgren, 2018 – Vila Clementino.

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Fliraci Dantas Garcez

    30 de dezembro de 2018 at 16:06

    Achei mto interessante, no meu caso estou em luto pela perda da minha mãezinha que faleceu no mês passado dia 17-11-2018, sinto mto a ausência física dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados