Transporte
Linhas Laranja e Azul: conexão só em outubro de 2027
Esta semana, o governador Tarcísio de Freitas fez uma visita às obras da Linha 6 – Laranja, que vai ligar a zona norte da cidade à estação São Joaquim do Metrô, na Linha Azul. A obra gera grande expectativa porque facilitaria o acesso não apenas à zona períférica no extremo norte da cidade, mas também porque facilta a chegada de estudantes a diversas universidades.
Durante a visita, o governador afirmou que as obras estão adiantadas e que há uma previsão de início das operações para 2026, mas apenas na zona norte e sem conexões com outras linhas já existentes. O trajeto completo, até a estação São Joaquim só estaria concluído apenas em outubro de 2027.
A visita técnica aconteceu na quarta-feira, 25 de setembro, em que o governador estava acompanhado do secretário-executivo de Parcerias em Investimentos, André Isper Rodrigues Barnabé. Ele apontou que os trabalhos na Estação Higienópolis-Mackenzie estão com mais 44% de execução. Mas ali também a conclusão da estação está prevista para 2027.
A Higienópolis-Mackenzie terá 64,86 metros de profundidade e será uma das estações mais profundas da América Latina. Ali, os passageiros terão acesso ao Cemitério da Consolação; Colégio Mackenzie; Hospital Infantil Sabará; e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de integração com a Linha 4-Amarela.
“O trajeto entre zona norte e centro da capital vai passar de uma hora e meia para 23 minutos com a nova Linha 6-Laranja. A vida das pessoas melhora muito com investimento em transporte coletivo, que é também mais sustentável. Por isso a expansão do transporte metroviário é uma das nossas prioridades“, disse o governador.
Com a passagem da Tuneladora Sul Maria Leopoldina por Higienópolis, a obra completa mais de dez quilômetros de túneis escavados e dez estações conectadas do total de 15. As obras da Linha 6-Laranja registram mais de 55% de execução.
A proposta é que as estações entre Brasilândia e Perdizes sejam entregues em 2026. Já o trecho Perdizes a São Joaquim está previsto para ser concluído até outubro de 2027.
Linha 6-Laranja
A nova Linha 6-Laranja é também conhecida como “Linha das Universidades”, por passar próximo a diversas instituições de ensino, como Centro Universitário São Camilo, PUC-SP, FMU, FAAP, Mackenzie, Unip e Uninove. A obra conta com investimento de mais de R$ 19,1 bilhões.
Com 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, a expectativa é que a Linha 6-Laranja transporte mais de 630 mil passageiros por dia entre a Brasilândia e a São Joaquim, reduzindo para apenas 23 minutos este trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de 1h30min.
Além disso, essa é a maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni), com geração de mais de 10 mil empregos. Após a finalização das obras, o ramal metroviário será operado pela concessionária por 19 anos.
SP nos Trilhos
O projeto Linha 6-Laranja faz parte do programa SP nos Trilhos do Governo de São Paulo, que prevê a expansão do transporte de passageiros por linha férrea no estado, incluindo projetos de trens intercidades (TICs), trens metropolitanos, metrô e VLT (Veículos Leves sobre Trilhos). O objetivo é viabilizar um transporte ainda mais eficiente, seguro e sustentável, promovendo melhorias na mobilidade para milhões de paulistas.
O programa busca fomentar o uso da malha ferroviária existente no estado, especialmente em trechos ociosos ou com baixa capacidade, além de incentivar soluções sustentáveis, conectando a capital ao interior e ao litoral. Isso significa mais investimentos, geração de emprego e renda, e incentivo ao turismo.
Atualmente, o SP nos Trilhos conta com mais de 40 empreendimentos, com estimativa de investimento superior a R$ 190 bilhões e mais de 1 mil km de malha férrea.