Siga-nos

Sem categoria

Linha Ouro vai ligar Jabaquara ao Morumbi

Publicado

em

Metrô promove audiência pública na segunda, 27, para debater impactos que nova linha causará à região. Previsão é concluir até 2013

Na próxima segunda, 27, acontece no Ceu Caminho do Mar a segunda audiência pública para discutir os impactos sociais e ambientais que outra grande obra pública trará à região. Desta vez, a discussão é sobre a Linha 17 – Ouro, do Metrô, que já deveria ter tido início este ano, pelas previsões do Plano de Expansão divulgado pelo Governo do Estado. O ramal se estenderá da estação Jabaquara até a estação São Paulo-Morumbi, próxima ao estádio Cícero Pompeu de Toledo e a nova promessa dá conta de conclusão em 2013.

A obra estava inicialmente prevista para ser um importante projeto relacionado à Copa de 2014 no Brasil, não apenas por facilitar o acesso ao estádio que deveria sediar os jogos no Estado, mas também porque compreende uma estação junto ao Aeroporto de Congonhas. Com o anúncio de que o Morumbi não será a arena sede das partidas, houve especulações de que a obra seria abandonada ou adiada.

Mas, o Governo do Estado vem anunciando que o novo trecho sairá sim do papel. Em junho, o governador Alberto Goldman firmou um convênio com a Prefeitura para garantir financiamento, além de ter aprovado um projeto de lei que autorizava o governo a captar recursos para a obra.

A Linha Ouro deve ter 21,5 km de extensão e 19 estações. Sai da estação Jabaquara, percorre a região entre o pátio de manobras e o hospital Saboya, segue pela região da Avenida Jornalista Roberto Marinho, interliga-se à Linha 5 (Lilás, do Metrô) e à Linha 9 (Esmeralda, da CPTM), cruza a Marginal Pinheiros e segue em direção ao estádio do Morumbi, onde será conectada à linha 4, Amarela, na estação São Paulo-Morumbi, já em construção. Mas, esse traçado representa uma alteração em relação ao projeto inicialmente pensado para a linha. O texto a ser apresentado na audiência pública já resume essas alterações: “O presente documento apresenta o projeto de implantação da Linha 17 (…) acrescentando mais 11,0 km à Linha 17 – Ouro, o Trecho Estação São Paulo- Morumbi da Linha 4 – Amarela do Metrô – Estação Morumbi da CPTM, com 6,9 km, que estabelecerá a ligação da Estação Morumbi da CPTM com a Estação São Paulo – Morumbi da Linha 4 – Amarela do Metrô”. Ou seja, a linha, que deveria ter cerca de 13 km, agora terá quase 20km. Outro detalhe: o metrô não discutirá, na audiência, o trecho entre São Judas e Congonhas, inicialmente previsto

O custo total ultrapassa 3 bilhões e o governo avalia que os trabalhos se iniciam ainda este ano. Isto significa que a definição de áreas a serem desapropriadas já está bastante adiantada. Durante a audiência pública do dia 27, fotos e imagens aéreas dos imóveis e terrenos devem ser apresentados, bem como outros detalhes do projeto.

Desapropriações já estão em estudo

A Linha Ouro vai ser toda em superfície. Por isso, representantes do governo e do metrô vêm declarando que haverá poucas desapropriações – até porque há trechos elevados e não há necessidade de se abrirem túneis de ventilação. Entre os terminais Jabaquara e Morumbi, haverá as seguintes paradas: Hospital Saboya, Cidade Leonor,  Vila Babilônia, Vila Paulista, Jardim Aeroporto, Congonhas,  Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan,; depois, no terceiro trecho; Granja Julieta, Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano e Morumbi.

No Jabaquara, estão previstas desapropriações próximas à Congonhas e, muito embora o material seja confuso com relação à localização deste bloco, a maioria parece ser de postos de gasolina e estacionamentos. Já para a construção da Estação Hospital Saboya, quase 2 mil metros quadrados na esquina da Rua Cruz das Almas com a Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro. E para a expansão do terminal Jabaquara, próximo ao pátio de estacionamento de trens, deve haver desapropriações na esquina da rua Grumixamas com a rua dos Jequitibás e de um estacionamento (foto) na rua das Grumixamas com a Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro. 

No material disponível, não fica clara a área de desapropriações na região de Cidade Leonor, Vila Babilônia, Vila Paulista e Jardim Aeroporto. Vale ir à audiência, dia 23, 18h.

O CEU Caminho do Mar fica na Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5421.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados