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Linha Ouro do Metrô ganha licença: obras devem começar

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A obra agora vai finalmente começar. Ontem, 22, foi publicada no Diário Oficial do Município de São Paulo a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para iniciar as obras do primeiro trecho de 7,7 quilômetros do monotrilho da Linha 17-Ouro, entre o aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), permitindo, assim, a interligação com a rede metroferroviária. Prevista para ter seu primeiro ramal inaugurado no final de 2010, ou seja, há mais de um ano, a Linha Ouro do Metrô não só não teve canteiros de obras sequer instalados, como passou por várias modificações de projeto nesse meio tempo. O ramal que ligaria a estação São Judas ao Aeroporto de Congonhas foi, pelo menos por enquanto, descartado. E também outra conexão da linha azul com o aeródromo também teve sua implantação adiada. O trecho sairia do terminal Jabaquara, passaria pelo Hospital Saboya e pelos bairros de Americanópolis e Cidade Leonor, até passar pelo ainda inexistente prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho, até chegar a Congonhas.Agora, o metrô considera prioritário um trecho bastante polêmico, que ligará o Aeroporto à linha 9 da CPTM (Osasco-Grajaú), na estação Morumbi. A linha, que vai correr em monotrilho suspenso, está agora prometida para 2014. Segundo o metrô, a nova linha Ouro facilitará a integração da rede hoteleira existente na região das avenida Berrini e Nações Unidas. Mas os moradores da região do Morumbi se queixam da obra e dizem que a demanda prevista, de 5 mil passageiros por dia, não justifica a obra. Eles criticam o fato de a linha correr em elevado, avaliando que pode prejudicar o urbanismo na região, deteriorando o bairro considerado nobre. O metrô defende que, quando completa, a demanda total prevista para o trecho Jabaquara–São Paulo/Morumbi será de 252 mil usuários/dia. No total, a Linha terá 17,7 km de extensão, 18 estações e fará conexão com as linhas 1-Azul (estação Jabaquara), 4-Amarela (estação São Paulo/Morumbi) e 5-Lilás (estação Água Espraiada/Campo Belo), bem como com a Linha 9-Esmeralda da CPTM (estação Morumbi).O metrô ainda alega que o monotrilho, com carros sobre pneus, será movido à energia elétrica, o trem circulará a uma altura entre 12 e 15 metros do solo, dependendo do trecho, correndo sobre vigas de concreto.Com a Licença Ambiental de Instalação (LAI), o Metrô poderá solicitar à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e ao “Consórcio Monotrilho Integração” (vencedor da licitação para a implantação da linha) os preparativos para dar início às obras na última semana deste mês ou nos primeiros dias de abril.

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