Siga-nos

Transporte

Linha Lilás finalmente ganha bicicletários

Publicado

em

Eles estavam previstos em contrato e deveriam ter sido inaugurados ao mesmo tempo em que foram abertas as estações. Mas será só a partir dessa terça, 2 de abril, que os bicicletários da Linha 5 – Lilás do metrô terá bicicletários operando.

A Linha também já deveria estar com portas automáticas instaladas e funcionando em suas plataformas, mas elas estão sendo implantadas paulatinamente nas paradas, aos poucos e a previsão é de que estarão instaladas só em 2020. Enquanto isso, a empresa Via Mobilidade, responsável pela operação da linha, desenvolve campanha de conscientização para que passageiros não ultrapassem a linha amarela.

Os estacionamentos para bicicletas vão operar nas estações Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos, Moema, Hospital São Paulo e Santa Cruz. No total, os sete bicicletários das estações oferecem 484 vagas e o horário de funcionamento é das 6h às 22h, diariamente.

Para utilizar o local, os passageiros devem fazer um cadastro com apresentação de um documento com foto e assinar um termo aceitando as condições de uso do espaço. A guarda da bicicleta deve ser feita com correntes e cadeados, sob responsabilidade do proprietário.

As bikes poderão ficar estacionadas no espaço por até quatro dias, no máximo. Após esse período, elas serão retiradas do bicicletário e ficarão guardadas por 60 dias em local estabelecido pela ViaMobilidade.

Vale lembrar que as estações Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Alto da Boa vista, Borba Gato, Brooklin e Eucaliptos da Linha 5-Lilás são equipadas também com paraciclos e não é necessário fazer cadastro para deixar bicicletas estacionadas neles.

Confira número de vagas em cada estação:

Alto da Boa Vista: 100

Borga Gato: 84

Brooklin: 30

Eucaliptos: 92

Moema: 68

Hospital São Paulo: 30

Santa Cruz: 80

Vale lembrar que também é possível o embarque de bicicletas nos trens, de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30, e aos sábados, a partir das 14h. Aos domingos e feriados, o embarque é liberado o dia inteiro.

Para garantir uma viagem segura, os ciclistas devem se atentar a algumas orientações de segurança dentro das estações e dos trens. Veja o regulamento completo abaixo

Para mais informações, a ViaMobilidade, coloca à disposição de seus usuários a Central de Atendimento (0800 770 7106), de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 22h00, e aos sábados e domingos, das 08h00 às 18h00.

Regulamento para uso das bikes nos trens: 

·         ​​ O embarque de bicicletas nas estações é permitido de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30, e aos sábados, a partir das 14h. Nos domingos e feriados, o embarque é liberado o dia inteiro.

·          Nas escadas rolantes, só é permitido o transporte de bicicleta para subir.

·          Nas escadas fixas, as bicicletas devem ser carregadas, tanto para subir como para descer. Como medida de segurança, o ciclista deve evitar o fluxo intenso de pessoas nas escadas.

·          Não é possível transportar as bicicletas nos elevadores e esteiras rolantes.

·          Cada usuário pode transportar apenas uma bicicleta convencional, não motorizada, limpa (sem barro, lama ou graxa), contribuindo para o conforto de todos os passageiros.

·         Nos acessos e áreas internas das estações, a bicicleta deve ser empurrada e mantida sempre ao lado do ciclista.

·         A bicicleta não pode ser largada no chão, encostada na parede ou colocada sobre os bancos.

·         Nas estações de metrô, bicicletas dobráveis devem estar embaladas em capa própria. Neste caso, são consideradas como volume e não podem exceder o gabarito permitido. Esse gabarito encontra-se na entrada de todas as estações da Linha 5-Lilás, próximo aos bloqueios.

·          Menores de doze anos com bicicletas devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

·          O ciclista é responsável por danos causados aos demais e passageiros a si próprio.

·          O embarque da bicicleta no trem é permitido apenas no último carro.

·          São permitidas até quatro bicicletas por viagem.

·          Dentro do trem, o ciclista deve manter-se afastado das portas, a fim de não impedir seu fechamento ou obstruir a entrada e saída dos passageiros.

·          Em casos de anormalidade no sistema metroviário ou em situações de grande fluxo nas estações ou trens, os ciclistas serão orientados a não embarcar com suas bicicletas.​

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados