Siga-nos

Sem categoria

Linha 5 vai transportar 644 mil passageiros por dia

Publicado

em

A extensão da Linha 5-Lilás, em construção entre o Largo Treze (centro do bairro de Santo Amaro) e Chácara Klabin, foi projetada para estabelecer a ligação metroviária entre Capão Redondo, bairro na zona Sul, e Chácara Klabin, no centro expandido/região da Vila Mariana, passando pelo subcentro de Santo Amaro, importante polo regional.

Atualmente, a Linha 5 transporta em média 235 mil passageiros por dia no trecho, com seis estações e 8,4 quilômetros operacionais, entre as estações Capão Redondo e Largo Treze. Essa linha, que já tem integração física e tarifária (transferência gratuita para os usuários) com a Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú) da CPTM, na estação Santo Amaro, terá papel fundamental na reestruturação da rede de transporte público metropolitano.

Com a expansão até Chácara Klabin, a Linha 5-Lilás terá interligação com mais três linhas do sistema metroviário: Linha 1-Azul, na estação Santa Cruz, Linha 2-Verde, na estação Chácara Klabin e, futuramente, com a Linha 17-Ouro (Jabaquara – Aeroporto de Congonhas – Morumbi), na estação Água Espraiada, a ser operada em monotrilho.

Com uma extensão total de 20 km e 17 estações, de Capão Redondo a Chácara Klabin, a Linha 5–Lilás facilitará a ligação do lado sul do Rio Pinheiros, com alta densidade populacional, com o lado norte, com alta densidade de empregos. Ela deverá operar em conjunto com os corredores de ônibus Estrada de Itapecerica, Avenida Santo Amaro e Avenida Ibirapuera, que hoje apresentam excessivo movimento de passageiros nos períodos da manhã e tarde.

A expansão da Linha 5 possibilitará uma grande oportunidade para a reestruturação do sistema de ônibus no subcentro de Santo Amaro e ao longo desses corredores, produzindo significativa redução do volume de ônibus, dos tempos de viagens, melhoria da qualidade ambiental e, consequentemente, na vida das pessoas.

A previsão é que a Linha 5-Lilás passe a transportar 644 mil passageiros/dia, quando estiver totalmente concluída de Capão Redondo à Chácara Klabin. Atenderá vários hospitais da região de Moema (Alvorada, Evaldo Foz…), o parque Ibirapuera, o Shopping Ibirapuera, a AACD, Hospital do Servidor, e vários clubes esportivos.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados