Siga-nos

Educação

Liceu Pasteur teve Encontro de Gerações

Publicado

em

Para os alunos atuais, é uma oportunidade de conversar com colegas de outras épocas, aprender com as experiências deles e desenvolver uma melhor noção de como as profissões evoluem com o tempo. Para os alunos das gerações passadas é uma satisfação enorme rever a escola, ter contato com as gerações mais jovens e compartilhar com estas suas experiências tanto como alunos quanto como profissionais”. Assim a direção define o Encontro de Gerações e Profissões, promovido pelo Liceu Pasteur, na Vila Clementino.

O evento acontece todos os anos e proporciona não apenas uma troca de experiências e relatos sobre educação e atuação profissional, mas também valorização da importância do contato intergeracional. O objetivo primordial é ajudar os alunos a definirem a profissão que querem seguir, o que é fundamental para o direcionamento e motivação do estudo.

“É um contato do qual tanto nossos alunos como os ex-alunos gostam muito”, resume a diretora Stella Palmisano. “Gostamos de trazer gerações bem diferentes para enriquecer as experiências. Se por um lado os ex-alunos de anos mais distantes trazem uma maior experiência, os de gerações recentes têm a vantagem de se comunicar mais facilmente com a geração atual”, avalia ela.

Medicina é um bom exemplo: participaram do encontro Carlos Alexandre David Artigas (da turma de 1972) e Daniel Augusto Correa Vasques (da turma de 1996). Também participaram o engenheiro Rafael Meier (2009), os advogados Sebastião Araujo de Castro Rangel (1970) e Ricardo de Almeida Vidal Romagnoli (1984), a administradora Maria Cristina Nogueira Viana (1973), a publicitária Gabriela Munhoz Botelho do Amaral (2009), o jornalista Rafael Alaby Martins Ferreira (2004), a arquiteta Malvina Jane Sammarone (1974) e a especialista em Relações Internacionais Camilla Peixoto e Silva Arruda (2002).

O evento é direcionado a alunos das turmas de 9º Ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio. E o interesse de todos comprova a importância de mesclar gerações, de trazer a discussão de atuação profissional para dentro da escola. “Houve uma palestra específica para cada profissão, mas também havia um Ponto de Encontro em que os alunos poderiam conversar de uma forma mais próxima com os nossos convidados. Na sala desse Ponto de Encontro foi possível notar, por diversas vezes, a formação de “rodinhas” ao redor dos ex-alunos, justamente para obter mais informações sobre as profissões que interessavam mais aos alunos”, relata a professora Stella.

Mas não foram só os alunos que aproveitaram a oportunidade e mostraram empolgação. “Os ex-alunos ficam muito entusiasmados em rever a escola e parte de seus antigos professores, e de ajudar os atuais alunos a tomarem a importante decisão do que eles vão fazer de suas vidas, e essa emoção também é compartilhada pelos professores”, conta a diretora. “A maior evidência do entusiasmo é o fato de que os convidados ficam na escola não apenas na hora de suas palestras. Todos ficam até a tradicional sessão de fotos no Jardim Central, ao final do evento.

“Entendemos que nossos ex-alunos têm muito o que colaborar com a escola, e de fato eles se dispõem a fazer esse trabalho voluntário com uma grande boa vontade. A troca de ideias também é essencial. O Encontro fomenta o convívio de pessoas de diferentes gerações e experiências de nossa comunidade”, garante Stella Palmisano.

O Liceu fica na Rua Rua Mairinque, 256 – Vila Mariana, a três quadras da estação Santa Cruz do Metrô. Telefone: 2344-9000. Site: www.liceupasteur.com.br.(113) (112) (110) (105) (103)

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados