Siga-nos

Meio ambiente

Lâmpadas incandescentes saem de circulação

Publicado

em

Comércio não poderá mais vender este tipo de lâmpada a partir de 30 de junho. Descarte de produtos requer cautela

Seguindo calendário para retirar em definitivo do mercado as lâmpadas incandescentes, a partir do dia 30 de junho, elas não serão mais vendidas no país. Os estabelecimentos, importadores e fabricantes serão fiscalizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e quem não atender à legislação poderá ser multado.
A retirada paulatina deste produto do mercado foi definida ainda em 2010, através de uma portaria interministerial. O principal objetivo é minimizar o desperdício do consumo de energia elétrica.
A venda de lâmpadas incandescentes começou a ser proibida no Brasil em junho 2012, com a exclusão do mercado de lâmpadas com potência acima de 150 watts (W). Depois, foi a vez das lâmpadas entre 60W e 100W, em 2013. Em dezembro de 2014, foram substituídas as lâmpadas de 40W a 60W. O processo de substituição terminará em 30 junho deste ano, com a participação de unidades com potência inferior a 40W.
Lâmpadas fluorescentes compactas economizam 75% em comparação às incandescentes que oferecem luminosidade equivalente. Se a opção for por uma lâmpada de LED, a economia sobe para 85%.
Vale lembrar, entretanto, que a destinação final destes produtos requer cautela.
No caso das lâmpadas incandescentes, não há reciclagem, já que o vidro que a envolve conta com partículas de metal. O aterro sanitário, entretanto, não é a melhor opção. Elas são aceitas para descarte correto em lojas da rede Leroy Merlin de materiais de construção.
Também o descarte das lâmpadas fluorescentes demanda uma série de precauções. Se a lâmpada quebrar, o cuidado deve ser minucioso. Afaste crianças e animais e faça limpeza completa em pisos, nestas situações. É importante alertar que elas contêm mercúrio na composição, que contamina em definitivo roupas, por exemplo.
O descarte correto das fluorescentes deve ser feito também no comércio que as vende. O ideal é levar as lâmpadas que não funcionam mais na hora de comprar novas e deixá-las lá. As redes Carrefour, Telhanorte e Leroy Merlin aceitam também o descarte. O ideal é transportar em caixas ou outras embalagens para evitar que os produtos se quebrem no caminho.

incandescentes consomem  muita energia elétrica

incandescentes consomem muita energia elétrica

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados