Siga-nos

Meio ambiente

Kobra retrata cena chocante em mural na Vila Mariana

Publicado

em

Há mais de um ano, o jornal São Paulo Zona Sul entrevistou o artista plástico Eduardo Kobra, autor de vários murais que retratam a São Paulo antiga, como aqueles ao longo da Avenida 23 de Maio, na altura da rua Tutóia, na Vila Mariana. Ele também foi o autor de outro painel pintado ao lado da estação Vila Mariana do metrô, no encontro da Rua Professor Noé de Azevedo com a Rua Domingos de Moraes, que parecia prolongar a via, rumo ao passado. A imagem de um bonde e personagens paulistanos das décadas de 60 e 70 encantavam. Até que um dia foram alvo de vandalismo.
 

 

 

O artista, avisado pelo São Paulo Zona Sul da pichação sobre o desenho, prometeu: voltaria a pintar no local. E cumpriu. Só que Kobra resolveu refazer toda a arte no mural. Agora, ele inova e inicia um novo projeto, o “Greenpincel”, em uma referência à proteção ambiental e à organização preservacionista Greenpeace. Segundo o artista, “o Greenpincel pretende denunciar e combater, artisticamente, as várias formas de agressão à natureza”. O mural concluído semana passada é inspirado em uma foto feita pelo Greenpeace, que flagou um navio japonês matando baleias no mar. (ao lado, a foto original, do Greenpeace, e a imagem feita por Kobra na Vila Mariana, com o artista à frente. Este mês, Kobra vai para a França, para pintar murais na cidade de Lyon e, também, para Londres. Ele pintou o mural juntamente com outros dois artistas do “Studio Kobra”. Foi um trabalho intenso: o mural tem de 7mX 20m e mostra uma cena chocante: “É uma obra crua e forte, baseada em uma cena da caça de uma baleia pelo navio Yushin Maru. Todas as tragédias naturais que têm acontecido em nosso planeta mostram que proteger os animais e a natureza como um todo é também uma forma

de protegermos o ser humano. Particularmente, sou um apaixonado por plantas e animais. São temas que namoro há muito tempo e, por isso, decidi que já era hora de colocá-los também dentro do meu trabalho como artista”.

Vá ver de perto!

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados