Siga-nos

Trânsito

Justiça determina remoção de ciclovia na Madre Cabrini

Publicado

em

A Juíza Simone Viega de Moraes Leme determinou que a Prefeitura retire a ciclovia implantada na Rua Madre Cabrini, na Vila Mariana, em frente ao colégio de mesmo nome. A ação foi movida pela Associação Madre Cabrini das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus. Pais de alunos e funcionários do colégio já vinham reclamando da pista exclusiva para bikes e chegaram a fazer um abaixo assinado virtual contrário a ela.
A decisão foi publicada na quarta-feira de cinzas, dia 18, mas a Prefeitura já avisou que vai recorrer da decisão. A CET, na época da implantação, distribuiu nota alegando que houve treinamento dos pais com agentes da empresa.
No local, além da pista vermelha para as bicicletas, foi instalada também uma pista paralela de piso azul para que haja o embarque e desembarque das crianças que estudam no colégio. A CET explicou que este formato obedece determinações do Código Brasileiro de Trânsito.
No pedido à Justiça e também na decisão da justiça, os principais argumentos para a retirada são de que não houve planejamento adequado ou diálogo com a comunidade escolar e de que há riscos para a segurança das crianças no processo de entrada e saída dos automóveis.
Também se pontua o fato de a rua ser estreita e ter três escolas e um hospital.
Cicloativistas, entretanto, discordam. William Cruz, que mantém o site www.vadebike.org, e que é adepto do transporte por bicicletas há 15 anos, afirma que as crianças correm risco quando trafegam entre os carros. E pontua que se o trânsito congestiona é também por conta dos automóveis, em especial aqueles que estacionam em fila dupla. Ele ainda avalia que a sinalização e o projeto viário da ciclovia na Rua Madre Cabrini são completos, indicando planejamento por parte da engenharia da CET.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados