Siga-nos

Sem categoria

Jornal SP Zona Sul chega aos 51 anos em busca da convergência de gerações

Publicado

em

O jornal São Paulo Zona Sul foi distribuído pela primeira vez em 17 de julho de 1960 – naquela época, a entrega acontecia aos domingos. surgiu em uma época que o paulistano não conhecia o metrô. Telefone era equipamento raro e a televisão ainda transmitia em preto e branco. O rádio e o jornal impresso ainda eram os principais meios para o brasileiro se informar. Mas, a criação de um jornal de bairro na década de 1960, totalmente gratuito e bancado por publicidade, pode ser considerada uma grande ousadia. E a equipe que edita o SPZS atualmente se orgulha de não apenas ter mantido a publicação até os dias de hoje como também de ter promovido mudanças, gerado evoluções.

Agora, em 2011, o São Paulo Zona Sul ultrapassou seu cinquentenário e quer continuar rumando ao futuro. Enquanto se discute o poder das novas tecnologias, a pulverização da informação, o futuro do jornal feito de papel, queremos mostrar que é possível fazer convergência – não apenas tecnológica, mas de gerações.

Quem nasceu no mesmo ano que o jornal, está na maturidade. Costuma-se avaliar que é um público que prestigia a leitura e que ainda está habituado aos formatos tradicionais de informação, como o jornal. Já os mais jovens, acredita-se, crescem estimulados apenas à informação transmitida por novos meios – celulares, computadores, tablets… Há até quem avalie que esta geração dispensa a informação. Será mesmo?

Os editores do jornal SP Zona Sul acreditam justamente no contrário. Esta nova tecnologia tem feito as pessoas lerem e escreverem mais até do que em outros tempos. E por isso, apostamos, essas gerações têm muito o que descobrir em conjunto.

Mas, por que olhar estas diferentes gerações de pessoas de forma tão estanque? Por que não entender que não apenas haver convergência entre os meios que transmitem informação, mas também entre as gerações?

O jornal São Paulo Zona Sul, aos 51 anos, vai se reinventar. E vai buscar unir o público tradicional que sempre assinou jornal com o jovem que só lê noticiário pelo computador. Vai aproximar quem não tem acesso a computadores e vê no jornal gratuito a única fonte de informação sobre o que acontece ao seu redor com aqueles que querem descobrir o mundo navegando na internet.  

As mudanças são agora, sem dúvida, mais velozes e é preciso acompanhar este ritmo. Mais do que isso, entretanto, é necessário fazer com que o leitor também tenha seu caminho pelas novas tecnologias facilitado.

O Jornal São Paulo Zona Sul, em seu 52o ano de circulação, quer contribuir eliminar barreiras entre o novo e o velho, quer mostrar que acessibilidade pode ter um novo sentido em comunicação regional.

Aguardem!

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. ROSELI SARILHO MANTU

    28 de fevereiro de 2013 at 0:02

    escrevi varios artigos para esse jornal há alguns anos. infelizmente a pasta com as publicações foi perdida. querendo recuperar estou pesquisando há muitas horas e nada consigo. não me lembro os anos, pois foram várias públicações na seção carta do leitor, espaço aberto. depois retiraram essa seção, não moro mais em são paulo. na época morava na praça da árvore.
    ROSELI SARILHO MANTU.
    RUA JUÁ 237.
    CEP. NÃO ME LEMBRO.
    GOSTARIA DE INFORMAÇÕES À RESPEITO DESSE ASSUNTO.
    TALVEZ 2004 /2006/2005. OBRIGADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados