Siga-nos

Esporte

Jabaquara terá centro para atletas paralímpicos

Publicado

em

Nas últimas edições, o Brasil tem tido desempenho impressionante nas Paralimpíadas. Os atletas com deficiências têm demonstrando mais competitividade do que aqueles que disputam os jogos tradicionais.
No ano passado, em Londres, o Brasil bateu recordes atrás de recordes. Superou todas as edições anteriores e alcançou uma inédita sétima colocação no quadro de medalhas. No total, os atletas paralímpicos brasileiros trouxeram para casa 43 medalhas: 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze.
Sinal de que o Brasil precisa cada vez mais investir nos atletas paralímpicos? O Governo do Estado aposta que sim e, na semana passada, anunciou que será criado no Jabaquara um Centro Integrado de Avaliação e Laboratório da Condição Funcional do Atleta Paraolímpico.
A promessa é de que o novo espaço, que será criado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, ao lado do Centro de Exposições Imigrantes e da 97a. Delegacia de Polícia, será referência internacional em treinamento e avaliação dos paratletas.
Será um centro de alta tecnologia, sendo um entre os quatro existentes no mundo. Trata-se de uma parceria da Secretaria do Direitos da Pessoa com Deficiência com o governo federal, através do Ministério do Esporte, com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Com 94 mil m² de área total, o empreendimento terá capacidade de reunir 240 atletas em treinamento simultaneamente. Dividido em sete ambientes, o centro terá uma área esportiva de treinamento indoor, composta por quadras de voleibol sentado, basquete em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, goalball, tênis de mesa paraolímpico, bocha, tatamis de judô, de halterofilismo e esgrima. O espaço ainda contará com um centro aquático, com piscina olímpica e semi-olímpica, academia para apoio, condicionamento físico, fitness e pista de treinamento.
O segundo ambiente é a área esportiva de treinamento outdoor, que terá campo de futebol de sete, quadra oficial poliesportiva (para jogos de futebol de cinco), quadras de tênis e de tênis em cadeira de rodas. Já a área de apoio aos atletas e público, irá dispor de sanitários, vestiários para atletas, árbitros e familiares, além de sala de estar e repouso para os atletas.
Sem esquecer o cuidado com a saúde, o projeto ainda prevê centro de medicina e ciência da atividade física, com consultórios para as diversas especialidades, inclusive nutrição, com capacidade para 120 consultas por dia, além de exames de doping, pista de atletismo, paisagismo e recuperação da nascente do Riacho do Ipiranga. Também está prevista a área de alojamento, que contará com 85 unidades para até 284 pessoas, distribuídas em quartos individuais, para duas e seis pessoas. Os demais ambientes serão o centro administrativo, com escritórios e salas de reuniões, além da área de apoio ao centro de treinamento, com lanchonetes e praças de integração dos ambientes. O estacionamento terá 300 vagas.
Na primeira fase do projeto, o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria, investirá R$ 329 milhões em projetos, obras e cessão da área de 140 mil m². Em contrapartida, o governo federal, por meio do Ministério do Esporte, investirá R$ 110 milhões. A previsão é que a primeira etapa do projeto, que inclui terraplanagem, fundação e estrutura, inicie o processo de licitação em maio de 2013. Já a segunda etapa, relacionada à arquitetura e às instalações, está prevista para iniciar licitação em novembro deste ano. A expectativa é que as entregas ocorram em 2014 e 2015.
A ideia de construir um centro paraolímpico de referência internacional nasceu nas Paralimpíadas Escolares 2010. Na ocasião, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin citou o esporte como uma das principais ferramentas para inclusão e a necessidade de atender com excelência os paratletas de todo o país. Em 2012, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência definiu a área em que o empreendimento seria construído e em novembro do mesmo ano, a pasta apresentou o projeto ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo e ao governador paulista.
O projeto ainda conta com o apoio institucional da prefeitura de São Paulo.

 

O nadador André Brasil, integrante da equipe de atletas paralímpicos que representam o Estado de São Paulo, conquistou medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012. Participação do país foi inédita: conquistou sétimo lugar no quadro de medalhas. Governo agora quer ampliar investimento, criando o Centro Integrado de Avaliação e Laboratório da Condição Funcional do Atleta Paraolímpico

 

 

Advertisement
4 Comentários

4 Comments

  1. eurides da silva costa

    28 de junho de 2013 at 15:24

    não concordo a contrução do centro paraolimpico e vão acabar com projeto garotos. estamos a mais de 40 anos protegento aos jovens do jabaquara, vila guarani, cidade vargas. e agora querem acabar com nosso lazer. temos 14 times de futebol adultos e veteranos. e mais e times de jovens que são preparados evitando a ido desses jovens para a rua e assim evitando novos bandidos. não tenha nada contra que perdeu algum orgão e se tornou deficiente. mas, pergunto algum desses pessoais ,enquanto eram sadios deram algum colaboração para o projeto garotos. nunca e nem sabe onde se localize. nos moradores que sempre tiramos alguns trocados de nosso bolso para ajudar os jovens e hoje estamos sujeitos a perder nossa local onde matemos a nossa saude a nossas custa.

  2. Marcia Lima

    5 de setembro de 2013 at 0:41

    Mas o que acontecerá com os projetos atuais do parque?

  3. Eliana Dubiani

    15 de dezembro de 2013 at 14:16

    Eu adoro o parque, levo as crianças ao parquinho e andamos por todo o parque, jogamos bola e só tem ele nessa região para brincarmos. Concordo em fazer um centro para atletas paraolímpicos, a área é muito extensa tem como ampliá-la, e foi com muita ajuda de ANTONIO HERMÍNIO DE MORAES que ele foi construído, para a população do Jabaquara . Ele deve permanecer aberto a população assim evitando de deixar as crianças na rua, pois lá tem muitas crianças se divertindo, jogando bola tendo campeonatos, participando de muitos eventos nesse parque.
    Ele não deve ser fechado ao público, pagamos impostos muito caro, deve sim ter mais parques e não fechar o que temos. ALERTA A NOSSA POPULAÇÃO DO JABAQUARA E ALERTA AOS NOSSOS GOVERNANTES. AGRADEÇO MUITO POR ELE EXISTIR.
    Eliana

  4. Eliana Dubiani

    25 de março de 2014 at 0:47

    Parabéns pelo apoio a todos Atletas Paraolímpicos das olimpíadas no nosso país e também prestigiando-os fora do nosso país, devemos respeitá-los e agradecê-los por toda dedicação e força de vontade e motivação. Vamos todos nós brasileiros torcer e agradecer este Centro Tecnológico Avançado, para que os atletas consigam cada vez mais realizar seus objetivos. Apoio suas decisões e com certeza terei sempre bons olhos para com todos que ajudam todos esses atletas e competitivos Paraolímpicos de grandes vitórias ou não. O importante é realizar os bons momentos, sendo vencendo ou não , estaremos aprendendo a cada momento. Beijo a todos, PARABÉNS ao Nadador ANDRÉ BRASIL, integrante da equipe de atletas Paraolímpicos que representa o Estado de São Paulo -SP. A todos os JOVÉNS PARAOLÍMPICOS , quero que tenham sempre apoio do nosso país em todos os momentos que precisarem, sejam felizes fazendo o que vocês mais gostam e sucesso para todos vocês. SUCESSO AO PROJETO NO PARQUE JABAQUARA E PARABÉNS para todos que tiveram essa idéia e iniciativa de realização. Devemos prestigiar cada vez mais nossas crianças , jovens e adultos com necessidades especiais. NUNCA devemos inibí-los e sim torcer por vitórias e conquistas, sejam elas pequenas ou grandes, quais forem… , são vitórias, cada passo nos sentiremos também vitoriosos. Beijos, Eliana B.DUBIANI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados