Siga-nos

Educação

Jabaquara tem unidade Uniceu

Publicado

em

O CEU Caminho do Mar, no Jabaquara, agora também tem uma unidade do UniCEU, que oferece cursos em nível superior gratuito. Com a abertura de 14 novos polos, o número de vagas oferecidas foi ampliado em 5 mil. No total, mais de 11 mil pessoas passarão pelas aulas de aperfeiçoamento, especialização, licenciatura e bacharelado em 2016. A formação é oferecida em parceria com 14 universidades públicas de todo país, pelo programa Universidade Aberta do Brasil.

Com os novos polos abertos neste semestre, a cidade oferece cursos superiores na periferia em todos os 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs) do município. As primeiras 18 unidades foram implantadas em 2013 e, no ano seguinte, foram implantados mais 14 locais.

O objetivo da UniCEU é possibilitar aos jovens e adultos dos bairros mais pobres o acesso à universidade. Entre 2013 e 2015, 8.817 alunos se matricularam em 301 cursos, sendo 64 de aperfeiçoamento, 187 de especialização, 40 licenciaturas e 10 bacharelados.

Os 14 novos polos oferecem 1.150 vagas em parceria com o Centro Universitário São Camilo. No CEU Caminho do Mar, serão aulas do curso de Pedagogia, inicialmente oferecidas.

O processo seletivo aconteceu em julho e teve mais de 35 mil inscritos. “Nós abrimos aqui em Heliópolis 50 vagas de pedagogia. Não divulgamos muito e tivemos 800 inscritos. Olha quanta gente querendo estudar. Então se a gente trouxer oportunidade, as pessoas vão aproveitar”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, em agosto, durante visita ao polo instalado no CEU Heliópolis, na vizinha região do Ipiranga.

Nessa unidade, está em andamento a licenciatura semipresencial em Pedagogia Interdisciplinar, em parceria com o São Camilo. O curso, iniciado em setembro deste ano, tem duração de oito semestres.

“Nós abrimos a possibilidade de ter cursos superiores dentro dos CEUs, para os professores da rede e para a comunidade. Somente no curso de pedagogia, que acontecerá em 14 polos, tivemos 20 mil inscritos”, disse a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Nádia Campeão.

Mais informações sobre os endereços dos polos e os cursos oferecidos estão disponíveis na página da UniCEU na internet.

A Licenciatura em Pedagogia Interdisciplinar se destina aos profissionais da Rede Municipal de Ensino e munícipes da cidade de São Paulo.

Para participar, é necessário ter concluído o Ensino Médio em escolas públicas ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. O curso tem duração de 8 semestres e os encontros presenciais serão realizados em 14 polos da rede UniCEU: além do UNICEU Caminho do Mar, no Jabaquara, estão na lista: UNICEU Uirapuru, UNICEU Cantos do Amanhecer, UNICEU Feitiço da Vila , UNICEU Guarapiranga UNICEU Vila Rubi, UNICEU Heliópolis, UNICEU Inácio Monteiro, UNICEU Lajeado, UNICEU Parque Anhanguera, UNICEU Jaguaré, UNICEU Caminho do Mar, UNICEU Alto Alegre, UNICEU Sapopemba e UNICEU Três Pontes.
A primeira turma já está estudando. A aula magna de abertura do curso de Licenciatura em Pedagogia aconteceu no final de setembro. O evento aconteceu no Grande Auditório do Campus Ipiranga, da Universidade São Camilo.

Para saber tudo do UniCEU e acompanhar as inscrições futuras para cursos, acesse a página pela internet:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/UniCEU-1

foto-5

foto-10

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados