Siga-nos

Trânsito

Jabaquara tem posto para obter cartão do idoso

Publicado

em

Desde dezembro, quem deseja solicitar o Cartão de Estacionamento para Idoso já pode ir ao novo posto de atendimento criado na Prefeitura Regional do Jabaquara.

Embora seja possível pedir o cartão pela internet ou pelo correio, muita gente prefere fazer a solicitação, com entrega dos documentos, pessoalmente. Por isso, o Departamento de Sistema Viário (DSV) tem criado unidades descentralizadas, espalhadas em diferentes pontos da cidade. A do Jabaquara é a oitava do tipo na cidade.

A Autorização Especial é indispensável não só para a utilização das vagas destinadas aos idosos nas vias da cidade, mas também em estacionamentos de estabelecimentos privados de uso coletivo, como shoppings e supermercados, que agora também são sujeitos à fiscalização pela CET.

Em pouco mais de um mês de funcionamento, o número de pessoas atendidas no Jabaquara já superou 800.

Segundo o último Censo Demográfico, realizado pela Supervisão de Saúde em 2010, o Jabaquara apresenta uma população de idosos substancial, ocupando o 3º lugar no ranking da cidade de São Paulo, com 17,8% de idosos apresentando mais de 60 anos e, na faixa dos 80 anos, ocupa o segundo lugar.

O posto da Prefeitura Regional Jabaquara funciona na Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314, Jabaquara, das 9h às 17h, exceto feriados e dias de ponto facultativo.

O cartão do idoso é destinado às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores e residentes no município de São Paulo.

Para agender o atendimento na Prefeitura Regional, é preciso fazer o cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE), no portal da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT). Após cadastro, selecionar a opção “Idoso”, clique no item “Requerimento de Estacionamento de Idoso” e informe se o requerente tem alguma incapacidade para assinar o formulário.

– O formulário de solicitação do cartão com os dados do requerente é gerado de forma online e automática e então é preciso selecionar a opção “Agendar”, na parte inferior direita do formulário online.  O idoso deve escolher a data e o horário do atendimento presencial na sede do DSV ou no posto descentralizados para realização do serviço.

Após o agendamento é necessário imprimir o formulário e assiná-lo. Além do formulário, é preciso levar cópias simples de RG, CPF e comprovante de residência.

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. João Dos Santos Garcia

    31 de janeiro de 2019 at 11:28

    Como eu tiro bilhete especial do Bom

  2. silvio machado braz

    5 de abril de 2021 at 10:37

    perdi meu cartão do idoso(metro e onibus)ja dei baixa mandei toda documentação solicitada inclusive acredito para um novo cartao tenho
    que ir ate o local ou qual e o procedimento.fico no aguardo de suas
    orientaçoes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados