Siga-nos

Serviço

INSS recua e vai manter unidade no Jabaquara

Publicado

em

Dois meses depois de publicada uma resolução que determinava o fechamento de uma unidade de atendimento do INSS no Jabaquara, o Diário Oficial da União trouxe um novo “Extrato de Contrato” publicado pela Previdência Social, que muda este cenário. A publicação, datada de 23 de dezembro passado, mostra que o Instituto Nacional do Seguro Social estabeleceu novo prazo de 30 meses de locação do imóvel localizado à Rua dos Cambuís 326 -Jabaquara.

O novo contrato é retroativo a 22 de outubro de 2015, data em que havia sido publicada a desativação da unidade, e prevê a ocupação do imóvel até 22/12/2018. O valor total do contrato é de R$1.584.000,00.

A unidade atende aproximadamente 8.400 pessoas por mês, de acordo com informações do próprio Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. A notícia do fechamento deixou indignados moradores do bairro e também o deputado Arnaldo Faria de Sá. Focado na defesa dos direitos dos aposentados, o parlamentar também tem escritório político nas proximidades e atuou para evitar o fechamento. “A denúncia feita pelo jornal São Paulo Zona Sul em novembro também foi importante para que a decisão fosse revertida”, avalia.

Em novembro passado, a assessoria de imprensa do INSS não havia dado garantias de que a unidade continuaria atendendo, mas confirmou que a Procuradoria do INSS estava analisando a possibilidade de manter a agência em funcionamento.

Inaugurada em 2007, a agência Jabaquara funciona em imóvel alugado. Em 2011, o INSS anunciou que estava procurando um imóvel no Jabaquara, para compra. A intenção era conseguir um imóvel que “possua área útil de 1.000 a 1.350 metros quadrados, distribuídos em um único pavimento térreo, respeite as leis de acessibilidade, conte com a facilidade do transporte público e tenha proximidade com a rede bancária, além de não integrar condomínio”.

O problema é que a negociação deveria ser através de permuta, ou seja, o proprietário deveria se interessar por trocar um imóvel no bairro por outro do INSS.

A mudança, entretanto, nunca ocorreu. Segundo a assessoria de imprensa do INSS, apesar de várias tentativas, não foram encontrados imóveis na região que atendessem aos critérios técnicos para a instalação de uma unidade de atendimento ou que estivessem com a documentação regularizada.

O INSS diz que agora não há mais interesse em adquirir imóvel na região.

Chamada Amador Bueno, a agência Jabaquara do INSS funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h. Por enquanto, o endereço continua sendo da Rua Cambuís, 326. A agência Vila Mariana fica na Rua Santa Cruz, 707. A de Cidade Ademar, na Av. Santa Catarina, 2.211, Vila Santa Catarina.

Atende pessoas em busca de informações e que pretendem abrir processos de aposentadorias, pensões, auxílios-doença, entre outros oferecidos pelo instituto.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados