Siga-nos

Urbanismo

Indianópolis deve ser aberta para pedestres aos domingos?

Publicado

em

No sábado passado, 26 de setembro, a Subprefeitura Vila Mariana promoveu a audiência pública que tinha por objetivo discutir a implantação do Programa Rua Aberta na região. A ideia da Prefeitura é interditar vias largas e importantes, aos domingos e feriados, entre 10h e 17h, para transforma-las em grandes áreas de convivência e lazer, com promoção de eventos artísticos e esportivos gratuitos. Haveria também barracas de artesanato e gastronomia, com empreendedores locais.
A sugestão da Subprefeitura para a Vila Mariana é que o programa seja implantado na avenida Engenheiro Luis Gomes Cardim Sangirardi, entre as ruas Dona Inácia Uchôa e Ximbó, na região da Aclimação.
Apesar de alguns demonstrarem alguns questionamentos e ponderações, como horário de montagem e desmontagem de barracas, sujeira e barulho, a maioria se mostrou favorável à ideia. Apenas 19 pessoas participaram do encontro.
Um representante da CET apresentou o mapa da região e indicou as rotas para diminuir o impacto no trânsito da região das 10 às 17 horas.
De acordo com a Subprefeitura, será promovido um chamamento público para estruturar a rede de empreendedores e demais parceiros para a feira gastronômica e de artesanato, além de abrir espaço para a economia solidária e cooperativas.
A Secretaria da Cultura poderá criar uma plataforma on line para a inscrição de artistas locais e fazer a curadoria dos grupos interessados em participar do programa.
A criação de um conselho local para servirá de ouvidoria e elo de comunicação do poder público com a comunidade.
Deverá ser promovido um “teste”, para avaliar a realização do programa Rua Aberta na avenida Engenheiro Luis Gomes Cardim Sangirardi, ainda sem data definida.
Também houve, durante o encontro, a sugestão para estudar a abertura de outras vias aos pedestres e ciclistas aos domingos: munícipes sugeriram que a avenida Indianópolis e a alameda Jauaperi sejam avaliadas.
A iniciativa envolve as secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, Transportes, Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Cultura, Segurança Urbana, Esportes, além da CET e da Agência São Paulo de Desenvolvimento.
Jabaquara
No Jabaquara, a sugestão a ser apresentada aos moradores deve ser de trecho da Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira e viaduto Hugo Beolchi, para integrar o programa Rua Aberta.
A audiência púbica para a região foi agendada para o dia 8 de outubro, às 18h30, na sede da Subprefeitura do Jabaquara – Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, 2314.
No Ipiranga, a discussão acontecerá no dia 3 de outubro, sábado, às 8h, também na sede da Subprefeitura, à Avenida Lino Coutinho, 444.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados