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Inauguração da estação Campo Belo deve atrasar

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Mais um atraso na construção da Linha 5 deve ocorrer: a estação Campo Belo do metrô, que deveria ter sido inaugurada em dezembro, foi anunciada para “o primeiro trimestre” de 2019. O metrô não confirma nem desmente, mas já há especulações no setor de que a operação não começa antes de abril.

E não é só a abertura da última estação do trecho expandido que está atrasada: as estações foram inauguradas em 2018 ainda sem as previstas portas nas plataformas de embarque e com sinalização interna deficiente.

Outra promessa não cumprida foi a de entregar bicicletários em todas as novas estações. Em 2015, o metrô informou ao São Paulo Zona Sul que todas as estações teriam bicicletários e também praças nas áreas externas das estações Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos, Moema e AACD-Servidor.

Efetivamente, a maioria das estações têm uma ampla área livre, mas com aberturas circulares para ventilação e iluminação interna das estações e pouca área iluminada.

O movimento médio na Linha Lilás aumentou em 50% desde que a conexão com as Linhas Azul e Verde, em setembro passado, e chega a 320 mil passageiros diários. Houve momentos em que o total de passageiros chegou a duplicar, ultrapassando 460 mil pessoas.

Atualmente, a estação Campo Belo está em fase de finalização e o metrô passa diretamente por ela. Fica entre as estações Eucaliptos e Brooklin e estará localizada na confluência das avenidas Santo Amaro e Água Espraiada.

Terá conexão com a linha Ouro – 17, em Monotrilho, que foi projetada para ligar o Aeroporto de Congonhas e o Estádio do Morumbi à malha metroviária, mas que está ainda longe de ser concluída (veja abaixo)

Histórico

A conexão da linha 5 com as demais do metrô só aconteceu 20 anos após a entrega do primeiro trecho, em 1998, que ligava o Capão Redondo ao Largo 13 de Maio, mas sem nenhuma conexão com o restante da malha.

Depois, a linha ganhou conexão com o ramal Esmeralda da CPTM, mas a maior expectativa era da ligação com as linhas já existentes, facilitando o acesso da população do extremo sul da capital com a região central e com a zona leste.

Só em 2008, foi anunciada a expansão do trecho, para garantir conexão com as linhas Azul e Verde. Diversos prazos de inauguração foram anunciados, mas a efetiva ligação entre as linhas só se efetivou em setembro passado, ou seja, 10 anos depois.

Em dezembro, quando deveria ter sido inaugurada a estação Campo Belo, foi entregue apenas um viaduto sobre a Avenida Roberto Marinho, no cruzamento com a Avenida Santo Amaro. A estrutura foi construída pela Companhia do Metropolitano como contrapartida que o Governo do Estado à Prefeitura.

Leia mais: Linha Ouro vai se conectar à Linha Lilás na estação Campo Belo

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