Siga-nos

Saúde

Hospital São Paulo reclama da falta de verbas

Publicado

em

O Governo Federal confirmou que pretende trazer médicos de outros países para tentar suprir a carência de profissionais no Brasil. Esta polêmica, envolvendo a contratação de estrangeiros pelo Ministério da Saúde, tem apresentado reflexos também na região.

O Hospital São Paulo, ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem demonstrado conflito tanto com a proposta da equipe de saúde do governo federal, quanto com a da equipe da Educação.

Vale lembrar que a universidade e o hospital geram emprego na região de Vila Clementino e são instituições que desenvolvem diversos programas e atendimentos voltados à população local. Mas,  paralelamente geram grande movimentação no bairro, inclusive pela atraçãode pacientes vindos de outras regiões, cidades e até diferentes estados do país.

Logo depois das manifestações de junho e julho, o Hospital divulgou nota manifestando “grande preocupação” com a situação financeira do Hospital São Paulo. O texto, assinado pela reitora da Unifesp, Profª Drª Soraya Soubhi Smaili ressalta que o HSP é unidade de ensino, que além de destacar-se como centro de pesquisa, recebe cerca de mil médicos residentes, 300 residentes multiprofissionais, alunos de graduação de diferentes cursos da saúde, além de centenas de estagiários externos em aprimoramento.

A reitora aponta que, até o meio do ano, não haviam sido repassados recursos pelo Ministério da Educação, que tem esta obrigação por ser a unidade um hospital universitário. Segundo ela, esta situação já havia ocorrido em anos anteriores. “Este fato que compromete o funcionamento dos serviços hospitalares não pode se tornar uma norma do MEC.

O Ministério da Educação, através de sua assessoria de imprensa, admite que a primeira parcela da verba só foi liberada em julho, oito dias depois de a nota ter sido divulgada. “Os recursos da primeira parcela serão descentralizados pelo Fundo Nacional de Saúde e a liberação é condicionada à comprovação, por parte dos hospitais, da necessidade de pagamento imediato”, diz a nota.

Ainda segundo o Ministério, para toda a rede, está prevista a destinação de 329,8 milhões em investimentos para a aquisição de equipamentos e novas construções e R$ 440 milhões para custeio, sendo que, deste montante, R$ 180 milhões serão investidos na realização de reformas de infraestrutura.

O MEC explica que, desde 2010, por meio do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), desenvolvido em parceria entre os ministérios da Educação e da Saúde, são feitos investimentos para a recuperação das 46 unidades hospitalares vinculadas às universidades federais.

O Conselho Universitário da UNIFESP também faz críticas indiretas às recentes propostas na área de saúde, feitas pelo Governo Federal. Diz que traz preocupação a proposta do Governo Federal, porque “busca resolver a ampliação do acesso ao SUS, por meio de caminho que estreita a concepção de saúde respaldada pela constituição”. Também assinada pela reitora Soraya Soubhi Smaili, a nota diz que a atenção Integral à Saúde requer condições de ampla rede de serviços para a prevenção, promoção e assistência, que vão muito além do aumento do número de médicos no país. E propõe amplo debate público sobre a questão.

No ano passado, o hospital São Paulo prestou 412.949 atendimentos no Pronto Socorro + Pronto Atendimento, 28.204 Internações, 20.906 cirurgias realizadas, em várias especialidades para o SUS loco-regional.

Unifesp estuda interferências de trabalho em horário noturno

Todo mundo sofre quando o sono tem interrupções, é curto ou intranquilo. E as interferências no trabalho são inevitáveis. Agora, em dois diferentes estudos, a Unifesp, na Vila Clementino, procura desvendar formas de minimizar os impactos do sono irregular e está em busca de voluntários para tratamento

Trabalho noturno

O Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE/Unifesp) realiza pesquisa para avaliar as consequências do trabalho em turno para a saúde de trabalhadores do turno diurno e noturno.

Podem participar homens e mulheres, com idade entre 18 e 60 anos, que trabalhem em turnos diurno, noturno, fixo ou rotativo. Os interessados não devem ser fumantes e nem possuir doenças crônicas hepáticas, renais, cognitivas, câncer ou doenças autoimunes.

Os benefícios para os voluntários incluem: exame de polissonografia (sono) e de sangue, avaliação da composição corporal e hábitos alimentares, vacina hepatite A e ressarcimento dos gastos nos dias de participação na pesquisa.

Para informações e inscrições, ligue: 5572-0177 ou envie um e-mail para: Dra. Francieli francieli.ruiz@cepebr.org e Dra. Ioná: iona@cepebr.org.

Obesidade

O Departamento de Psicobiologia da Unifesp está recrutando voluntários para participarem de um estudo que tem como objetivo avaliar os efeitos de dois tipos de dietas no gasto energético de homens obesos e que possuem Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono.

Podem participar do projeto de pesquisa homens, com idade entre 25 e 45 anos, obesos que não fumam, não utilizam drogas e não tenham problemas renais, de coração e de tiroide. Os voluntários também não podem trabalhar à noite e nem em turnos, além de não terem outros distúrbios de sono – como insônia, por exemplo.

Durante a pesquisa serão realizadas consultas nutricionais, exames de sono, sangue e gasto energético. Ao final do estudo, esses exames serão passados aos voluntários.

Os interessados devem entrar em contato com Mariana Del Re pelos telefones: 9-8331-1547 ou 5572-0177 (para recados) e ainda pelo e-mail: mariana@cepebr.org

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados