Siga-nos

Saúde

Hospital do Jabaquara é modernizado e UBS reformada

Publicado

em

O antigo Hospital Santa Mariana deve reabrir ainda este ano, com atendimento pelo SUS e gerenciado pela equipe do Albert Einstein e ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento. Mas esta não é a única notícia relacionada ao atendimento em saúde pública no Jabaquara.
Acaba de reabrir leitos de internação para adultos e reformar sua enfermaria o Hospital do Jabaquara. Além disso, três unidades básicas de saúde (UBS) estão em reforma
Hospital
Os leitos reabertos na ala adulta do Saboya já estão recebendo pacientes. A ala reaberta neste mês de julho fica no terceiro andar do bloco de internação.
Até mesmo uma área exclusiva para isolamento foi criada, com dois quartos, para garantir mais segurança e eficácia no tratamento. Os quartos contam com uma nova régua de gases medicinais e sistema para chamada de emergência da equipe de enfermagem. A reforma incluiu também o posto de enfermagem e áreas utilizadas pelos profissionais de higiene e limpeza.
Foram investidos cerca de R$ 804.000,00 no processo de modernização e os serviços foram executados por meio de Ata de Registro de Preços gerenciada pela Secretaria de Infra Estrutura Urbana, da Prefeitura de São Paulo, gerando agilidade tanto na contratação quanto na execução dos serviços.
Localizado nas proximidades do metrô Jabaquara, o Hospital Municipal Dr Arthur Ribeiro de Saboya, também conhecido como “Saboya” ou “Hospital do Jabaquara”, é atualmente responsável pelo atendimento a uma população com cerca de 470 mil moradores das regiões do Cursino, Ipiranga, Sacomã, Jabaquara, Moema, Saúde e Vila Mariana, além de ser referência para acidentes ocorridos na Rodovia dos Imigrantes.
UBS
Paralelamente, três unidades de saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Sul passam por reformas. Segundo a Prefeitura, o objetivo é investir em atenção básica de saúde.
Estão em obras para adequação e manutenção predial a UBS/AMA Parque Dorotéia e UBS/ AMA Jardim Miriam 1, no território da Supervisão Técnica de Saúde de Santo Amaro/Cidade Ademar, e a UBS/AMA Jardim Campinas, da Supervisão Técnica de Saúde de Parelheiros.
Durante as obras, o atendimento à população não será suspenso, mas poderá sofrer algumas mudanças. Para minimizar os possíveis impactos, as obras estão sendo feitas por etapas. “Todo o trabalho de reforma foi pensado pela equipe de engenheiros da Prefeitura, privilegiando sempre o melhor projeto para cada unidade. Assim, quando as obras forem concluídas, os pacientes poderão usufruir de um atendimento com ainda mais qualidade”, enfatizou Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora regional de saúde.
Na UBS /AMA Jardim Miriam I, localizada no Distrito Administrativo de Cidade Ademar, a obra vai começar pelo subsolo e corredor onde se encontram os consultórios e algumas salas de procedimento. Já foram realizadas reuniões com algumas lideranças, conselho gestor e população para explicar o que está sendo feito na Unidade.
Já na UBS/AMA Parque Dorotéia, que pertence ao Distrito Administrativo de Pedreira, a reforma terá início pela administração, recepção do AMA, almoxarifado e farmácia. Será criado um local para a dispensação de medicamentos até que a farmácia esteja pronta. Na primeira quinzena de julho, foi realizada uma reunião com o Conselho Gestor para esclarecer detalhes sobre a manutenção.
Na UBS/AMA Jardim Campinas, a primeira fase da reforma começará pelo piso inferior (AMA). Neste período, parte da equipe da AMA (clínico, pediatra e três auxiliares de enfermagem) será remanejada para atendimento na UBS Mirna. A equipe multidisciplinar de Saúde Mental será remanejada para atendimento no NIR Parelheiros.
Na primeira fase da reforma, ficarão disponíveis no piso inferior dois consultórios, sala de emergência, de acolhimento, serviço social, Raio-X e sala de observação compartilhada com enfermagem. Os conselheiros gestores já estão apropriados das mudanças temporárias e auxiliarão na orientação aos usuários.
A UBS/AMA JD MIRIAM I fica na Av. Santo Afonso, 419 – Americanópolis. A UBS/AMA PQ DOROTÉIA fica na Rua dos Aniquis, 3-A – Jardim Santa Terezinha. E a UBS/AMA JD CAMPINAS – Rua das Pleiades, S/N – Jd. Maria Amália.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados