Siga-nos

Saúde

Hospital do Graacc na Vila Mariana amplia atendimento a crianças com câncer

Publicado

em


Em 2011, um terreno na Vila Mariana foi doado pela Prefeitura ao Graacc – Grupo de Apoio à Criança com Câncer para construção de um anexo que possibilitaria a ampliação do Instituto de Oncologia Pediátrica do Hospital São Paulo. Agora, o projeto acaba de se concretizar. Na tarde de ontem, dia 7, com a presença do ator Reinaldo Gianechini, “embaixador” do Graacc, e do prefeito Fernando Haddad, diante de um auditório lotado, foi inaugurado o novo prédio, que tem um objetivo final bem claro: aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer.

Ali, será possível encontrar o que há de mais avançado no combate ao câncer infantil, com um tratamento integrado e completo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O novo prédio tem unidades de: radioterapia pediátrica, pronto Atendimento, laboratório de patologia, reabilitação, etc.

O Centro de Radioterapia Pediátrica ocupará uma área de cerca de 600 m² em posição estratégica no novo anexo, permitindo a integração com diferentes setores atuais do hospital, entre eles, o serviço de imagem. Os equipamentos permitirão a realização de radioterapia tridimensional, com intensidade modulada estática e movimento, guiada por imagem e radiocirurgia, além de procedimentos necessários a pacientes de transplante de medula óssea.

Além disso, haverá uma área de reabilitação e pesquisa genética, biológica, cirúrgica, patológica e clínica, bem como a ampliação dos centros cirúrgicos, do Centro de Transplante de Medula Óssea e o número de leitos. “Atendemos casos que precisam ser tratados em centros especializados e completos”, acrescenta Petrilli ao lembrar que os pacientes com tumores de alta complexidade resultam em uma permanência maior no hospital, aumentando a taxa de ocupação de leitos.

“A ampliação trará a oportunidade de disseminar estudos sobre a doença e de formar novos profissionais voltados à área de oncologia pediátrica”, avalia o professor Antonio Sérgio Petrilli, superintendente médico do GRAACC e chefe do setor de Oncologia do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Unifesp, foi ovacionado pelos presentes. “Todos têm que estar felizes hoje. Nós conseguimos”, celebrou Petrilli. “O câncer é uma doença muito difícil, todos sabemos. Infelizmente, no nosso país e nos países de baixa renda, menos de 30% das crianças são curadas. Mas, nós resolvemos, junto com um monte de pessoas que estão aqui hoje, construir um GRAACC forte, conseguindo chegar a 70% de chance de cura. Nós sabemos que, para fazer isso, precisa de muita união e o GRAACC é a resposta para a sociedade de como a gente aprende a trabalhar solidariamente”, complementou.

A reitora da Unifesp, professora Soraya Smaili, comentou sobre a importância do GRAACC. “Ao longo desses quase trinta anos de EPM e Unifesp, eu pude acompanhar o crescimento do GRAACC. É um exemplo da boa aplicação dos recursos públicos, que faz com transparência na prestação dos serviços à nossa sociedade”.O Graac tem parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Referência no tratamento e pesquisa do câncer infanto-juvenil na América Latina, principalmente em casos de alta complexidade, e uma das mais respeitadas e bem-sucedidas ONGs do País, o GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, criado em 1991, tem a missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura com qualidade de vida. O GRAACC realiza mais de 23 mil consultas, 1,4 mil cirurgias e 1,7 mil sessões de quimioterapia anualmente em seu hospital.

 

 

Advertisement
4 Comentários

4 Comments

  1. Aline Regina

    11 de maio de 2014 at 8:01

    Bom dia primeiramente!
    Sou da zona sul santo amaro , eu gostaria de conhecer o instituto pessoalmente e ajudar de uma forma uma criança,quero poder acompanhar nos dia a dia,poder visita la.vou deixa meu numero de celular aguardando a resposta.
    Obrigado

  2. carolina novaes

    22 de março de 2015 at 16:39

    queria saber se posso fazer uma vista pessoalmente e ajudar de alguma forma..ser voluntaria

    obrigado

  3. Josefa de Jesus Ferreira

    8 de novembro de 2015 at 21:25

    gostaria de visitar as crianças queria saber se isso é possível? e como faço para dor cabelo?

  4. Tânia Maria Pinto de Assis

    25 de outubro de 2018 at 14:39

    Eu gostaria muito de poder,conhecer e se possível de alguma forma poder ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados