Meio ambiente
Hortas em praças inspiram
VOCÊ SABIA?
Grupos de moradores podem se unir para recuperar áreas degradadas
Na Rua Francisco Bayard, na Pompeia, existia um daqueles pedaços de área pública ociosos e abandonados. De tempos em tempos, acabava por abrigar despejo irregular de entulho, sem falar na sujeira cotidiana, no mato que toma conta a cada chuva. Mas, um grupo de moradores resolveu tomar iniciativa para mudar o cenário: pelo Facebook, mobilizaram-se e marcaram um primeiro encontro: uma manhã de domingo em plena pracinha, em que cada um trazia sua contribuição para o café da manhã coletivo.
E funcionou: já na primeira data agendada, cerca de 30 pessoas compareceram e participaram da limpeza da área e implantação de uma horta comunitária. Temperos, verduras, árvores frutíferas e flores aos poucos vão transformando o local. Aos poucos, os participantes implantaram vasinhos em material reciclável para criação de um jardim vertical, reaproveitaram entulho para contornar canteiros de flores e garrafas pet para fazer lixeiras. Sabores e cores vão se espalhando pela praça através do plantio de alface, couve, batata-doce, alface, manjericão, arruda, orquídeas, bromélias, girassol e outras pequenas flores. Tudo, claro, sem uso de agrotóxicos.
A horta da Pompeia já está servindo de inspiração para pessoas de outros bairros. Quem quiser conhecer o projeto e trazer a ideia para alguma praça do bairro onde mora, pode participar dos encontros. Eles se encontram aos domingos, a partir de 10h30, e a programação está no Facebook: basta procurar por Horta Comunitária da Vila Pompeia. Vale a inspiração também para montar hortas comunitárias de produtos orgânicos em jardins e condomínios.
A Prefeitura, através da Escola de Jardinagem, também oferece o curso gratuito “Como fazer uma horta”. São oferecidas 40 vagas por curso, sendo 20 vagas a serem preenchidas (inscrição pelo email cursosescolajardinagem@prefeitura.sp.gov.br) na mesma data. Serão considerados os emails enviados somente a partir das 9h do dia informado para a matricula e serão contemplados os 20 primeiros inscritos. A próxima data de matrícula será 24 de abril, para o curso que acontecerá às terças, das 9h às 12h, de 7 de maio a 2 de julho.