Siga-nos

Comunidade

Horário de Congonhas pode ser alterado durante a Copa

Publicado

em

A grande procura por voos entre cidades brasileiras durante a realização da Copa do Mundo fez com que as empresas de aviação pedissem à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mais slots, ou seja, autorizações de horários de chegadas e partidas, para garantir voos regulares durante o evento.
Ontem, dia 16, a Anac autorizou mais de 160 mil slots, o que representa aproximadamente 80 mil voos incluídos ou alterados para o período (6 de junho a 20 de julho). Dentro desse número incluem-se 1 973 novos voos.
Haverá aumento no número de voos partindo e chegando a Congonhas, na região, entretanto este não foi o aeroporto de maior demanda, e sim Guarulhos. As rotas mais solicitadas pelas companhias foram: Galeão/Ezeiza (ARG); Brasília/Guarulhos Fortaleza/Guarulhos; Santos Dumont/Viracopos e Galeão/Aeroparque (ARG). Segundo a Anac, as solicitações foram atendidas considerando-se o número de alterações apresentadas por companhia e a capacidade de pista, de pátio e de terminal dos 25 aeroportos coordenados pela Agência durante o mundial.
A partir da próxima semana, as companhias deverão analisar as autorizações concedidas para solicitar ajustes necessários e consolidar a malha. Novos slots poderão ser pedidos, sempre de acordo com a capacidade dos aeroportos. Os horários disponíveis ainda poderão vir a ser alocados.
Ainda não ficou definido, mas especula-se também que o horário de funcionamento do Aeroporto de Congonhas, que normalmente se encerra às 23h, poderá ser estendido durante a Copa.
A ANAC está coordenando a distribuição de slots em 25 aeroportos, dos quais 12 nas cidades-sede e outros 13 localizados até 200 quilômetros de distância dessas cidades. A coordenação desses 25 aeroportos vai variar de acordo com a data de realização dos jogos em todas as fases da Copa.
As empresas que não tiveram um determinado pedido de slot contemplado sempre poderão optar por alternativas apresentadas pela ANAC quando não se tratar de um aeroporto plenamente ocupado. Ou seja, sempre que houver infraestrutura para o processamento do voo e o horário solicitado não estiver disponível, a Agência oferecerá outras opções.
A partir de agora, terá início o processo de alocação de slots para voos não regulares para cobertura do período dos jogos da fase de grupos (1ª fase) do Mundial, cujo calendário já estará definido. Em 24 de junho de 2014, será aberto prazo para solicitação de slots para voos não regulares para a fase eliminatória, tendo em vista que a definição desses jogos dependerá da fase anterior.
Os procedimentos para solicitação de slots para aviação geral nos 25 aeroportos coordenados serão divulgados posteriormente, pois a demanda é observada apenas em data próxima ao início do evento.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados