Meio ambiente
“Hora do planeta” sugere reflexão
Aproveite o evento deste sábado, 23, para tomar novas atitudes de preservação ambiental
Sábado, dia 23 de março de 2013, às 20h30, o WWF-Brasil promove no país o movimento global Hora do Planeta. A proposta é que todas as pessoas contribuam com um gesto simbólico contra o aquecimento global e problemas ambientais o apagar de todas as luzes de residências e escritórios por uma hora, ou seja, até 21h30, ao mesmo tempo em que abrem espaço para reflexão. Desta vez, a ONG quer não apenas envolver milahres de pessoas, mas também propõe uma questão: o que você faria para salvar o planeta?
O evento Hora do Planeta acontee desde 2009 e até mesmo órgãos publicos participam, apagando luzes de monumentos.
Uma boa proposta pode ser conversar com a família e propor metas para economia de energia elétrica ao longo do ano. Discutir com a família os benefícios que a redução no consumo mensal pode trazer é importante atitude de preservação, além de gerar economia.
Em escolas e empresas, estimular “gincanas” ou organizar campanhas para que alunos e funcionários se empenhem em reduzir os gastos com eletricidade não só no ambiente coletivo, como em suas próprias casas é outra ideia.
O próprio evento “Hora de Planeta” pode servir de exemplo: que tal deixar as luzes apagadas por uma hora todas as semanas, num mesmo horário pré-determinado? Ou todos os dias, até?
Para os mais ousados e que se propõem a adotar uma postura mais sustentável e saudável, uma iniciativa interessante é desligar não só as lâmpadas, mas todos os aparelhos elétricos da casa por uma hora em um determinado dia da semana. A atitude pode, por exemplo, ser tomada logo pela manhã, após o banho de quem ainda não usa aquecimento elétrico nos chuveiros. É muito interessante engajar crianças e adolescentes estimulando-os a desconectar tvs, rádios, computadores… E não vale recorrer a aparelhos com bateria ou pilhas, que também vão gerar consumo de energia posterior e que dependem de recursos naturais.
Nesta “hora desconectada”, a ideia é investir em brincadeiras, leitura, meditação, atividades físicas, passeios na praça… Ou até atividades artísticas de reciclagem e reuso de objetos em desuso!