Siga-nos

Saúde

Hospital São Paulo: hemocentro precisa de doações

Publicado

em

Hemocentro HSP UNIFESP registra redução de 30% nas doações e pede colaboração para abastecimento de hospitais. No Dia Mundial do Doador de Sangue, o hemocentro precisa impedir situação de criticidade das reservas

O Hemonúcleo HSP UNIFESP, que atende a demanda de seis hospitais de média e alta complexidade, precisa urgentemente de doadores para prevenir situação de criticidade do estoque, que opera hoje com menos bolsas do que as necessárias para o pleno atendimento da demanda. Em razão das baixas temperaturas do outono, o banco de sangue registrou queda de 30% nas doações, tendo, no momento, estoque para suprir a demanda por apenas dois dias.

Todos os sangues de tipo negativo e o O positivo carecem de doações imediatas, no entanto a baixa das doações está afetando todos os tipos sanguíneos. O abastecimento regular é necessário para o atendimento do Hospital São Paulo (HSP/Unifesp), Hospital de Transplantes Dr. Euryclides de Jesus Zerbini (Hospital Brigadeiro), Hospital Estadual de Diadema (HED), Hospital Geral de Guarulhos (HGG), Hospital Geral de Pirajussara (HGP) e Fundação Oswaldo Ramos (Hospital do Rim). As unidades são referência para milhões de pessoas, pois recebem casos de todo o país.

Por conta das temperaturas mais frias do outono e inverno, as doações de sangue comumente registram queda, o que acaba impactando o nível das reservas. O hemocentro faz um apelo para que a população faça doações ainda nos próximos dias, especialmente. O hemonúcleo HSP UNIFESP tem capacidade para coletar uma média de 1,5 mil doações por mês.

“Estamos com uma queda importante nas doações de sangue nestes últimos dias, o que pode prejudicar o atendimento de todos os pacientes graves atendidos pelos hospitais. Precisamos de um número estável e constante de doações para mantermos os estoques em níveis adequados. Não existe substituição para o sangue humano, a única forma de salvar a vida dos que precisam é por meio do gesto solidário da doação”, alerta a diretora técnica do Hemocentro HSP UNIFESP, Melca Barros.

Critérios para doar sangue:

* Ter entre 16 e 70 anos (se for menor de idade, só com documento e autorização dos pais e responsáveis que pode ser acessado pelo site indicado ao final do texto);
* Pessoas acima de 60 anos precisam já ter doado anteriormente;
* Estar com a saúde em dia;
* Pesar, no mínimo, 50 kg;
* Apresentar um documento de identidade oficial, com foto (RG, CNH);
* Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação;
* Não estar em jejum;
* Ter dormido bem na noite anterior.

Serviço

O Hemocentro HSP UNIFESP está localizado na rua Diogo de Faria, 824, no bairro Vila Clementino, em São Paulo. O atendimento acontece de segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h. Mais informações estão disponíveis no site https://hemocentro.unifesp.br/.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados