Siga-nos

Saúde

Grávidas temem Zika Vírus

Publicado

em

O número de casos de microcefalia na cidade de São Paulo estão dentro da média história anual e por enquanto não há registro de casos que tenham relação com uma eventual infecção pelo zika vírus, que é transmitido pelo mesmo mosquito que pode contagiar com a dengue ou a febre chikunguya.

Por conta da grande preocupação da população com a divulgação de um surto de microcefalia em bebês na região Nordeste e que poderia ter relação com o Zika Vírus, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), órgão da Secretaria Municipal da Saúde o Município informou na quarta feira que este ano foram registrados 16 casos de microcefalia, estando no mesmo patamar da série histórica, iniciada em 2007.

Destes, apenas quatro estão em investigação por provável relação por infecção pelo Zika Vírus no início da gestação. Três pacientes são de estados do Nordeste e apresentaram quadro clínico sugestivo de Zika Vírus da gravidez e vieram para o Município ao final da gravidez, portanto fora do período de transmissão da doença. A quarta é moradora da cidade de Santos.

Uma menina de 17 anos, vinda de Pernambuco, deu à luz no dia 14 de novembro no Hospital Municipal Mário Degni. O caso segue em investigação laboratorial. Outra gestante, de 19 anos, proveniente do Rio Grande do Norte, passou por avaliação na Santa Casa e no Hospital São Paulo, onde colheu sangue fetal e líquido amniótico para análise.

Já a paciente de 31 anos, também pernambucana, deu à luz dia 26 de novembro e o bebê foi encaminhado para o Hospital das Clínicas para avaliação. Por fim, uma mulher de 32 anos, residente em Santos, diagnosticou microcefalia em setembro, não apresentou sintomas de febre ou exantema durante a gestação ou outros que sugerissem infeção pelo Zika Vírus.

A capital registra, em média, de 15 a 18 casos de microcefalia por ano. A doença pode ser causada por vários fatores, que não a infecção pelo Zika Vírus. Até este momento não há aumento de registro de casos na cidade.

De forma inédita, a Secretaria orientou maternidades e serviços públicos e privados que realizam exames de imagem a notificar os casos de microcefalia . A Secretaria notificará novos casos quinzenalmente, sempre às quartas pelo site saude.prefeitura.sp.gov.br

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados