Sem categoria
Governo do Estado vai leiloar imóveis ocupados na região da Água Espraiada

Casas desapropriadas em 1994 não foram usadas para obras, só para moradia de funcionários
É daquelas histórias mal contadas do poder público. Famílias foram removidas de suas casas, em tese pelo bem público. Mas, os anos se passaram e aqueles imóveis desapropriados não foram usados para a obra que traria benefícios. No caso de alguns lotes na Vila Cordeiro, bairro próximo à Avenida Jornalista Roberto Marinho, a situação é ainda mais complexa. Ali, 22 casas foram desapropriadas em 1994 pelo Departamento de Estradas e Rodagens para obra de abertura da Avenida. Só que o próprio DER acabou cedendo os imóveis para uso de funcionários e estão ocupados até hoje. Em 2004, a propriedade passou a ser do Estado que agora… vai vendê-los em sistema de concorrência
O leilão das casas, que estão em área nobre, vai acontecer entre os dias 16 e 28 de março. A maioria das famílias que ainda vive ali diz não ter recursos para participar da disputa e nem sabe o que fará depois.
O governo, por sua vez, não se pronuncia a respeito. Diz apenas que a venda representa grande oportunidade para construção de moradias, regularização dos imóveis e revitalização da região. Informa ainda que não há possibilidade de as casas serem novamente desapropriadas no futuro e nem de questionamento dos antigos proprietários, por conta de terem sido desapropriados de imóveis que não foram usados para a obra a que se destinavam. A avenida, naquele trecho, já foi aberta.
A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, que coordena a concorrência, informa que são 22 imóveis, com valor entre R$ 237 mil a R$ 643 mil, em terrenos de 93 m² a 500 m².
Para os interessados em participar da concorrência, as informações de cada um dos imóveis, datas, horários e orientações para participar da concorrência pública podem ser consultadas no endereço: www.planejamento.sp.gov.br.
