Siga-nos

Cultura

GNT investe em teledramaturgia e lança Sessão de Terapia, dirigida por Selton Mello

Publicado

em

Morador de Mirandópolis, ZéCarlos Machado é o protagonista da série que estreia dia 1, às 22h30, em canal a cabo

Uma única sala, pouco movimento, muitas palavras, mas muito silêncio também. Dentro do ritmo frenético que a que a televisão brasileira costuma recorrer para prender a atenção do espectador, Sessão de Terapia promete ser uma pausa de reflexão e descoberta de sentimentos diversos…
A série é uma versão do original Israelense BiTipul que estreia segunda-feira, dia 1 de outubro, no canal por assinatura GNT e que terá como protagonista um morador da região, Zecarlos Machado. Já adaptada para mais de 30 países, sua versão mais conhecida é a americana InTreatment, com o ator Gabriel Byrne, já exibida em canais a cabo brasileiros.
O ator, detentor de vários prêmios por sua atuação teatral e que já assumiu também papéis em inúmeras produções da teledramaturgia brasileira, teve que encarar mais de mil páginas em menos de 50 dias de filmagem para ser Theo, um terapeuta que, a cada dia da semana, atende pacientes diferentes. Para quem mora na região de Mirandópolis, não foi raro encontrar o ator, ao longo do período de gravações, com um calhamaço de papéis na mãos. Na fila do banco, passeando com a cachorrinha Lua, sentado na calçada da rua, lá estava ele sempre acompanhado do complexo texto. “Theo é um personagem muito cativante, a série é toda contada a partir do ponto de vista dele”, observa Selton Mello, que dirigiu a série. “Ele é alguém que está ali e tem que estabelecer uma relação com o outro para poder estabelecer suas questões”, avalia o próprio ZéCarlos Machado.
Theo, claro, está em todos os episódios, que serão apresentados de segunda a sexta, às 22h30. Às segundas, ele recebe a médica Júlia, interpretada por Maria Fernanda Cândido. “A Júlia é muito diferente de mim. Eu não conheci, não sabia nada a respeito. Então, só com ‘desnudamento’ a gente chega na alma dessa pessoa que não conhecemos”. A personagem se declara apaixonada pelo terapeuta já no primeiro episódio e é esse um dos dramas que a leva para a consulta semanal com Theo.
O paciente das terças-feiras é Breno, interpretado por Sérgio Guizé. Atirador de elite, ele recorre à terapia depois que, em uma ação, mata o criminoso mas também uma criança. Nas quartas-feiras o público vai conhecer a revelação Bianca Müller, atriz de 22 anos que interpretará a ginasta Nina, de 15 anos. Enfrentando uma crise que pode ser maior do que as que caracterizam a idade, Nina consegue desconcertar o terapeuta com sua espontaneidade.
As sessões de quinta-feira são frequentadas por um casal, Ana (Mariana Lima) e João (André Frateschi), em busca de tomar a difícil decisão de dar continuidade ou não a uma gravidez. Apesar de o marido ser apaixonado por ela, a jovem empresária tem muito ciúmes do marido ator e seus sentimentos oscilam durante as sessões. “O desafio de interpretar esse trabalho foi os ‘altos e baixos’ dos personagens durante as ‘sessões’”, conta ela.
Às sextas-feiras, a situação se inverte: Theo é atendido por sua própria terapeuta, Dora, interpretada por Selma Egrei.
A série terá 45 episódios, resultantes dos 47 dias de filmagem. Das mil páginas do roteiro, 23 eram rodadas por dia, com duas ou três repetições das falas dos personagens.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados