Siga-nos

Construção e Reforma

Geosampa reúne informações para quem vai construir ou reformar

Publicado

em

Consultar a base de todos os registros de IPTU na cidade. Verificar o tipo de zoneamento, de acordo com a nova legislação, de cada região e, assim, saber o que pode ou não pode ser construído, o que pode ou não funcionar em determinado bairro ou rua. Estas são apenas algumas das funções do portal Geosampa, que permite aos internautas realizarem pesquisa de dados e imagens da cidade. “O objetivo do Geosampa é facilitar o acesso a informações geoespaciais”, explicou a coordenadora do programa, Luciana Pascarelli, em visita na última semana à Câmara Municipal.
A discussão sobre a ferramenta contou com a participação da população, assessores de vereadores e consultores que buscaram entender de que maneira o Geosampa pode aprimorar o trabalho desenvolvido no legislativo paulistano.
O consultor da Área Social da Câmara, Roberto Tadeu Noritomi, acha que o Geosampa pode ajudar nos debates dos projetos de leis. “É importante porque permite compreender melhor como as políticas públicas se organizam espacialmente”, sinalizou. Para o consultor de Urbanismo e Meio Ambiente, Carlos Minoru Morinaga, o Geosampa é fundamental para pesquisas. “O mérito da plataforma é reunir uma série de informações em um único lugar e facilitar o acesso à informação”, argumentou.
A ferramenta disponibiliza pesquisa de mais de 180 funções atualizadas de acordo com a nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – zoneamento – que define o que pode ser construído e qual o tipo de atividade pode funcionar em cada rua.
A funcionalidade garante que os cidadãos verifiquem a zona em que seus lotes estão inseridos. A plataforma permite também que o usuário faça o download dos arquivos para seus dispositivos eletrônicos, como computador, smartphones e tablets.
Segue também todas as diretrizes do Plano Diretor Estratégico, reunindo mais de 150 tipos de dados georreferenciados sobre a cidade, dentre eles cerca de 12 mil equipamentos urbanos, consulta do Zoneamento, rede de transporte público, mapas geotécnicos e importantes dados sobre a população, como densidade demográfica e vulnerabilidade social.
IPTU
A base completa do cadastro imobiliário fiscal relativo ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) da cidade está disponível no Geosampa. São mais de 3 milhões de registros e 120 Mb de informações sobre os imóveis de São Paulo disponíveis para download em formato aberto.
A publicação da base do IPTU representa um avanço significativo nas ações de transparência da Prefeitura ao garantir o acesso livre e a reutilização das informações pelos cidadãos, e permitir a elaboração de estudos, análises e cruzamento com outros dados, fundamentais para analisar os aspectos territoriais e sócio-econômicos da cidade.
Os dados do IPTU, como o nome do contribuinte ou responsável pelo imposto do imóvel, estão disponíveis para consulta no Geosampa desde janeiro. A diferença é que até então a consulta era feita lote a lote e agora pode ser baixada de uma só vez. Também estão disponíveis no portal os croquis das quadras fiscais com a localização e dados dos respectivos lotes, informações sobre a área construída, área do terreno, endereço do imóvel e o número do Setor Quadra Lote (SQL).
Para fazer o download das informações referentes ao IPTU, acesse geosampa.prefeitura.sp.gov.br, vá no menu vertical do lado esquerdo e clique em “download de arquivos”. Escolha “cadastro” e em seguida “IPTU”.

foto-8

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados