Siga-nos

Cultura

Fim de semana tem “Tio Vânia” no Sesc Vila Mariana

Publicado

em

O Galpão vai comemorar 30 anos. E um dos destaques das comemorações, em palco, será a apresentação de um clássico do teatro: Tio Vânia (aos que vierem depois de nós), baseado na peça homônima de Tchékhov e que tem direção de Yara de Novaes, no SESC Vila Mariana. Peça escrita em 1897 pelo autor russo, “Tio Vânia” tem como tema central a perda inevitável das ilusões e a consequente necessidade do homem de se reinventar e de enfrentar o futuro. O texto aborda, de maneira profunda e delicada, o amor, o desejo, a passagem do tempo, o declínio físico, a aridez da existência, o desalento, a aniquilação dos sonhos, e inclui, surpreendentemente, uma mensagem atravessada de fé.
Vivendo numa propriedade rural, Vânia, o protagonista, descobre, com quase cinquenta anos, que desempenhou um papel secundário e irrelevante na vida. Essa constatação ocorre quando o Professor Serebriákov, viúvo de sua irmã, deixa a cidade para viver na mesma fazenda com sua jovem esposa, a atraente Helena. O novo morador, até então um mito, não só para Vânia, mas para toda a família, acaba revelando, com a proximidade, seu verdadeiro caráter: um homem arrogante e um intelectual medíocre. A chegada do casal altera completamente a rotina da casa. Não só pela prepotência do Professor, mas também pela perturbadora presença de Helena, que incendeia a imaginação de Vânia e atrai irresistivelmente o Dr. Ástrov, um médico amigo da família, com ideias originais com relação ao futuro da terra. Apaixonada pelo médico, Sônia, filha de Serebriákov, também se sente incomodada com os encantos da madrasta. A sedutora Helena, atormentada entre o desejo e o sentimento de culpa, acaba seduzida por Ástrov sem, contudo, se permitir viver a paixão.
A montagem estreou nacionalmente em Curitiba, em abril de 2011, Em seguida, cumpriu temporadas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e na região Centro-Oeste, sempre com casa cheia. Além de ter participado também de importantes festivais como Filo (Londrina), o POA (Porto Alegre), o Festival de Brasília e de vários festivais de Inverno em Minas Gerais. Em primeira incursão internacional foi apresentado no Teatro Vascello (Roma/ Itália). O espetáculo possui até agora uma trajetória de 92 apresentações em 19 cidades e integra, ao lado de “Eclipse”, o projeto “Viagem a Tchékhov” do Galpão.
O espetáculo TIO VÂNIA (AOS QUE VIEREM DEPOIS DE NÓS) será apresentado nos dias 24, 25 e 26 de agosto, sexta, às 21 h, sábado, às 17h e 21h e domingo, às 18h no Teatro. Ingressos: de R$ 6 a R$ 24.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados