Siga-nos

Meio ambiente

Fim de ano: tempo de planejar o futuro

Publicado

em

Comece já a planejar festas, viagem de férias, decoração da casa, para evitar agressões desnecessárias ao meio ambiente

Ser consciente e atuar para garantir a proteção da natureza é um desafio constante. Mas, sem dúvidas, a fase do ano em que é mais difícil manter-se atento às atitudes corretas é o fim do ano. Nesta fase, são promovidas as festas de fim de ano, as famílias preparam suas casas para receber visitas, crianças e adolescentes pedem presentes, as empresas oferecem brindes, viagens são comuns… Com o poder de consumo em alta, turbinado pelo décimo terceiro salário, é preciso ter cautela.
A partir desta edição, o jornal São Paulo Zona Sul publica dicas para quem quer festejar, presentear, solidarizar, descansar sem danos excessivos ao meio ambiente.
A primeira sugestão é fazer já um planejamento das compras. Fazer uma lista das compras ajuda a visualizar eventuais exageros e representa economia. Isto vale tanto para os alimentos, quanto para itens de decoração das festas, presentes e roupas para serem usadas na celebração. Sempre que possível, reaproveite.
Comprar com antecedência é outra dica valiosa: além de evitar o estresse de encarar o comércio lotado, ainda reduz o risco de agir por impulso e levar para casa itens de utilidade futura duvidosa. Há também maior possibilidade de encontrar variedade de cores, tamanhos e modelos.
A aquisição de itens artesanais ou desenvolvidos por indústrias locais é uma proposta sustentável, afinal demandam menos energia no transporte e ainda fortalecem a economia regional, gerando empregos e melhor qualidade de vida onde se mora. Sempre que possível, vá para as compras a pé ou usando o transporte coletivo.
Evite o excesso de embalagens em suas compras e não leve sacolas descartáveis em excesso – apenas as necessárias para carregar os produtos adquiridos. Para os presentes, não é aconselhável usar sacos feitos com material laminado ou celofane, que são artigos mais difíceis de serem reciclados após o uso. Caixas decoradas são interessantes porque podem ser reaproveitadas em casa e, depois, são recicláveis.
Lembre-se ainda de doar o que está sobrando no armário: é tempo de solidariedade!

 

Para presentear amigos, aposte em opções originais e sustentáveis, como artesanato produzido por ongs

 

Pessoas físicas e empresas podem enviar mensagens em cartões solidários

 

Na região, há entidades que produzem brindes e cartões de Natal de forma sustentável, ou seja, os recursos são usados para dar continuidade a importantes trabalhos assistenciais e muitos são feitos a partir de reciclagem ou reaproveitamento de materiais

 

GRAAC

 

O GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), sediado na Vila Clementino, já lançou suas coleções de Cartões de Natal. A Coleção “Os 10+ Cartões do GRAACC” apresenta os modelos mais solicitados, todos confeccionados pelas mães e pacientes do Hospital do GRAACC, em oficinas especiais na Brinquedoteca Terapêutica. Já a coleção Tubolandia traz um conceito divertido e diferente para surpreender os amigos. São seis modelos de cartão em formato de tubo que podem ainda ser utilizados para a decoração de Natal. Há ainda os Cartões de Natal edição Luxo: uma novidade com formato maior e acabamento especial, como brilho, textura, cores especiais.   Para adquirir os cartões ligue: 5908-9100 ou graacc@graacc.org.br.  Cartões personalizados, com logomarcas ou frases, também podem ser encomendados.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados