Siga-nos

Destaques

Festa Junina e Copa do Mundo: resgate da cultura nacional

Publicado

em

Não eram só as bandeirinhas espalhadas por toda a escola que faziam referência às cores da bandeira nacional. Até as crianças, mesmo com seus típicos trajes “caipiras” ou sertanejos, também traziam adereços que comprovavam duas coisas: “a Copa do Mundo está próxima” e “aqui se valoriza as tradições culturais brasileiras”. A festa junina é, na Escola Nossa Senhora das Graças, um momento a mais de confraternização entre famílias e escola; mas igualmente um momento a mais de valorizar as raízes por meio de manifestações de dança, culinária, decoração, vestuário…

A proximidade da Copa parece fortalecer a necessidade de se aproximar das manifestações culturais mais autênticas e puras, arraigadas na vivência brasileira.  Ao mesmo tempo, a festa junina igualmente celebrou os 60 anos da própria Escola Nossa Senhora das Graças, tema que permeia todas as atividades ao longo de 2018. Vale lembrar, aliás, que são 60 anos também do primeiro título Mundial do Brasil, em 1958.

Turmas de todas as séries fizeram apresentações de danças típicas, usando vestidos de chita ou camisas xadrez, chapéus de palha e lenços nos pescoços, botas e outros acessórios.

Ao mesmo tempo, as famílias podiam passear pelos diferentes ambientes montados com barracas de comidas típicas dessa época do ano, dos arraiás; e com outras que, ano após ano, encantam e divertem a garotada de todas as idades: derrba latas, chute a gol, pescaria, árvore surpresa…

Outra atração era um bazar “pró-formatura” que trazia opções de presentes e objetos de interesse das famílias.

A cantina da escola era também um reduto de muito papo bom, como em qualquer comunidade interiorana.

Paralelamente, a tecnologia, os novos jogos e interesses da atual geração estavam presentes, na mesma medida de inserir conhecimento e cultura. Em uma sala parceira, alunos podiam conhecer cursos de desenvolvimento de aplicativos, games e outras atividades modernas que podem ser compreendidas pelos estudantes não apenas como usuários mas também como desenvolvedores.

A Escola Nossa Senhora das Graças fica na Praça Barão de Angra, 91. Telefone: 5588-4488. Site: www.ensg.com.br.

Fotos: Comunicação/ENSG

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados