Siga-nos

Meio ambiente

Fazendas flutuantes produzirão alimentos

Publicado

em

Já existem unidades na Ásia produzindo peixes, mas ideia é explorar grandes extensões oceânicas também para agricultura

O planeta não terá terras agriculturáveis suficientes para atender a demanda futura de alimentos para a população mundial. Ao mesmo tempo em que precisa definir formas de reduzir o desperdício e o descarte resultantes da alimentação, a humanidade deve elaborar novas formas de produção sustentáveis.
Uma das ideias que vêm ganhando força é a das Fazendas Flutuantes Inteligentes (SFF, na sigla em inglês). A ideia é implantar fazendas no oceano, visando a um “um mundo com importações agrícolas mínimas, menos consumo de terra e que promova a auto-suficiência alimentar em tantos países quanto possível.”
As fazendas foram pensadas para funcionar em multicamadas expaníveis, combinando sistemas de produçãod e energia sustentável, como a solar, com cultivos já conhecidos como a hidroponia ou a aquaponia. Vale destacar que o grande diferencial do novo sistema é o fato de poder ser implantado em uma ãrea pouco explorada – sobre as águas, que correspondem a 71% da superfície total do Planeta, somando-se oceanos, mares, lagos e rios.
Haverá mõdulos com capacidade de se conectar a outros, formando três níveis principais: o nível mais profundo, utilizado para a aquicultura (peixe) e tecnologias de dessalinização (que permitem a eficiência da gestão da água e de autonomia); o primeiro andar, usado para cultivo hidropônico; e do último piso, coberto de painéis solares, clarabóias, e coletores de água da chuva.
As fazendas, aliás, são extremamente eficientes no uso de recursos. Usam uma área menor para crescimento e produz uma maior quantidade por metro quadrado do sistema de hidroponia. Consome menos água do que os métodos agrícolas tradicionais a gestão da água será totalmente sustentáveç. Todos os resíduos orgânicos serão convertidos usando um bio digestor em fertilizantes de alta qualidade, seguros.
Outra vantagem é que as questões típicas da agricultura, tais como secas, inundações e pragas serão irrelevantes, graças ao uso de estufas e hidroponia.
Os criadores e entusiastas do projeto ainda garantem que as fazendas fazem com que o cultivo volte ao centro do consumo, reduzindo drasticamente o uso de combustíveis fósseis, já que não serão usados tratores, haverá menos viagens e, portanto, reduçã da emissão de carbono. A necessidade de armazenamento e preservação do solo é menor e a produção local é incentivada, resultando e menor dependência de importações e aumentando a autossuficiência.

 

Em várias camadas
Há piscicultura, cultivo hidropônico e painéis para geração de energia solar

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados