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Falta de energia: saiba o que fazer em casos de danos
O verão nem começou mas as chuvas e ventos fortes já estão marcando a primavera paulistana. E com as tempestadem, vêm as quedas de árvores e a falta de energia elétrica.
Nos últimos dias, vários bairros da Vila Mariana, Jabaquara e outras regiões da cidade ficaram sem energia elétrica durante horas.
No dia 21, cerca de 1200 funcionários da AES Eletropaulo trabalharam para normalizar o fornecimento de energia em toda a área de concessão. Ao todo, eram 536 equipes, entre motos atendentes até eletricistas equipados com caminhão para trabalho pesado. São Paulo, Cotia e Barueri estão foram as cidades mais afetadas, após quedas de árvores de grande porte sobre a fiação, causadas por rajadas de vento com mais de 60km/h.
A empresa informou que as zonas Sul e Oeste foram as mais avetadas. Na mesma noite, já foi possível restabelecer a energia nos bairros Jabaquara e Brooklin, na Zona Sul
Reparos
Nestas fases de fortes chuvas e quedas no fornecimento de energia elétrica, os moradores ficam preocupados com danos que podem ocorrer.
A concessionária confirma que chuvas fortes com descarga de raios podem atingir a rede elétrica e danificar aparelhos elétricos. Quando isso acontece, o cliente da AES Eletropaulo pode solicitar a indenização para o conserto do equipamento.
O PID (Pedido de Indenização) pode ser feito na Agência Virtual (www.aeseletropaulo.com.br), seguindo os passos indicados pelo site. Mas o pedido também pode ser aberto pelo telefone comercial (0800 72 72 120) ou em qualquer loja de atendimento.
É importante ficar atendo ao prazo: são até 90 dias contados a partir da data da ocorrência para fazer o pedido, de acordo com regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além disso, o cliente não deve consertar o equipamento antes de fazer o pedido e receber as orientações da empresa.
Descontos
Outra dúvida recorrente entre consumidores é sobre os descontos na conta de energia elétrica referente aos períodos em que ficou sem energia.
Segundo a Eletropaulo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) analisa, diariamente, cada caso de falta de energia de todas as distribuidoras do país.
A Duração das Interrupções por Unidade Consumidora (DIC) e a Frequência das Interrupções por Unidade Consumidora (FIC) são os indicadores trabalhados nos casos de falta de energia, ambos demonstrados na fatura do cliente.
Cada um deles tem um limite máximo, também determinado pela Aneel. Se houver transgressão dos indicadores, os clientes serão ressarcidos, automaticamente, via desconto, na fatura de energia.
As metas para estes indicadores são individuais e levam em consideração tanto a característica da instalação do cliente (alta, média ou baixa tensão), como a localização geográfica da instalação.