Siga-nos

Cultura

Exposições homenageiam São Paulo

Publicado

em

Duas exposições e uma oficina são atrações do Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Ibirapuera, em homenagem à cidade de São Paulo. O mais interessante é que as mostras e as aulas, que incluem homenagem ao parque através do aprendizado de tear manual, estão apenas começando neste feriado e podem ser aproveitadas ao longo das próximas semanas.
As duas exposições podem ser visitadas já a partir deste feriado, dia 15h. Uma delas traz uma inusitada e bela compilação de arte desenvolvida na periferia por todo país. Outra traz uma visão diferente do entorno do Pavilhão, ou seja, do próprio parque, mas através da tecelagem.
Periferia
Dar visibilidade a inventividade do povo brasileiro. Este é o objetivo da mostra Design da periferia, com a curadoria de Adélia Borges. Ela avalia que, por trás da precariedade de vida da maioria dos brasileiros encontram-se soluções geniais, manifestações inequívocas de sabedoria criativa, em artefatos feitos pelo povo para uso em seu cotidiano.
Todas as obras e fotografias apresentadas na exposição integram o acervo do Pavilhão das Culturas Brasileiras. A Secretaria Municipal de Cultura iniciou em 2008 uma política ativa de aquisições, com rigorosa seleção, visando a constituir um acervo único no país, no campo da arte e do design popular, por considerar que é obrigação do poder público proteger esse patrimônio.
Churrasqueiras feitas de calotas velhas de pneus, postos de trabalho de vendedores ambulantes, móveis e brinquedos elaborados por pessoas simples a partir de materiais e técnicas disponíveis no lugar em que vivem são alguns dos objetos que estão na exposição. Já os ensaios fotográficos captam alguns momentos de expressão da criatividade popular.
A abertura acontece no dia 25, das 11h às 14h. Mas a visita para se deliciar com todo o material pode ser feita até 29 de julho, de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada até às 17h – Entrada gratuita. O ambiente é acessível.
Tecelagem
Também a partir das 11h deste dia 25, será aberta a exposição Ibirá-Flora, que retrata a flora do Parque Ibirapuera através da tecelagem, com curadoria do designer e tecelão RENATO IMBROISI. A mostra é toda estruturada com 1800 metros de tecidos feitos à mão no bairro rural do Muquém, município e Carvalhos, Sul de Minas Gerais.
Árvores, lagos e bosques estão agora representados dentro do Pavilhão das Culturas Brasileiras, com tecidos desenvolvidos especialmente para a mostra, utilizando fios de algodão como base (urdume) para fazer a trama com 8 tipos de fibras naturais, coletadas por eles: avenca, bambu, bananeira, eucalipto, junco, leiteirinha, milho e taboa.
Oficinas
Serão realizadas três oficinas durante a mostra: Desenho de Fibra, em que as tecelãs vão tecer ao vivo para demonstrar a técnica, ReversoVerso (com trama têxtil, investigando materiais e com o Parque como inspiração) e Banquete para as mãos, com a proposta de apresentar a tecelagem manual e o produto têxtil além do movimento tradicional. Serão produzidas, por mestres e alunos, partes integrantes da exposição.
A visitação também vai até 29 de julho de 2013, de terça a domingo, das 9h às 17h.
O Pavilhão das Culturas Brasileiras fica no Parque do Ibirapuera, com entrada pelo portão 10, na Av. Pedro Álvares Cabral, s/n. Telefone: 5083-0199.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados