Siga-nos

Meio ambiente

Exposição no Instituto Biológico discute desafios da alimentação moderna

Publicado

em

A população mundial é cada vez maior, mais urbana e mais envelhecida. Que desafios futuros este quadro vai apresentar para a humanidade e, sobretudo, em que podemos relacionar a alimentação a esta nova realidade? A discussão é complexa e mais atual do que nunca e foi um dos motes para a exposição “Arte Palavra Alimento” foi criada.A mostra está aberta ao público somente até 13 de novembro no Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Por meio da arte e recursos altamente tecnológicos, a exposição mostra ao público a importância da agropecuária e a necessidade de se produzir preservando os recursos naturais. O evento é gratuito e tem classificação livre.
O objetivo do projeto é fazer com que o público se sinta parte da história, demonstrando como a necessidade de alimentos contribuiu para a mudança no modo de vida dos grupos humanos e, atualmente, movimenta diversas cadeias produtivas da economia até chegar às mesas. O conteúdo das projeções destaca a presença dos principais alimentos consumidos pelo homem desde 5 mil anos antes de Cristo até os dias atuais, além de abordar questões importantes como segurança alimentar e desperdício.
O recurso encontrado pelos VJs Spetto, Zaz e Ortega, responsáveis pelo “Arte Palavra Alimento”, para chamar a atenção do público foi utilizar as chamadas projeções fulldome, em três domos geodésicos instalados ao lado do maior cafezal urbano do País, do Instituto Biológico. Esses domos são cúpulas de até 8,5 metros de diâmetro especialmente concebidas para projetos de vídeos a 360º. Com o recurso, o público se sente literalmente dentro da projeção, o que promove a imersão do visitante no assunto apresentado.
Para Thais Milagres, produtora do projeto “Arte Palavra Alimento”, a população tem cada vez mais acesso a informações e está cada vez mais crítica a aquilo que consome e traz para a mesa. “A exposição utiliza a produção artística como uma forma de dialogar e apresentar reflexões acerca da alimentação utilizando uma linguagem intrinsecamente ligada à tecnologia. A ideia é aproximar essas reflexões de crianças e jovens, por meio do estimulo visual, com a linguagem artística dos VJs”, explica.
“O Instituto Biológico está sempre de portas abertas para a população. Temos diversas iniciativas neste sentido como o Planeta Inseto, o cafezal urbano e os Ciclos Econômicos Agrícolas. São ações que visam a levar à população conhecimento sobre esses assuntos e sobre os trabalhos científicos do Instituto Biológico”, disse, durante a abertura, o diretor-geral do Instituto Biológico, Antonio Batista Filho.
Em 2017, a exposição já está confirmada para ser realizada em Campinas, Curitiba e Belo Horizonte.
“Arte Palavra Alimento” – Uma viagem no tempo em fulldome pode ser conferida até dia 13/11/2016 no Instituto Biológico: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana . Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, Sábados e domingos, das 11h às 18h. A mostra tem classificação etária livre e entrada gratuita.

foto-6

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados