Siga-nos

Cultura

Exposição Maia no Ibirapuera: últimas semanas para conferir

Publicado

em

Filas e encantamento estão marcando a passagem da exposição “Mayas: revelação de um tempo sem fim”, que está em cartaz na Oca, do Ibirapuera, desde 10 de junho. A mostra só fica em cartaz até dia 24, ou seja, no próximo fim de semana sai dali rumo a Paris!
A exposição reúne pela primeira vez mais de 380 objetos e homenageia a antiga civilização Maya, povo colombiano que viveu há mais de 3 mil anos. No Brasil nunca houve uma exposição capaz de traduzir e revelar a sua abrangência cultural no campo da arte, arquitetura e estudos astronômicos e matemáticos.
A seção introdutória da mostra apresentará uma visão geral da área geográfica e dos grupos maias – que reúnem cerca de 30 etnias, cada uma com língua e expressividade próprias -, a fim de que o espectador situe as obras por região, localizando assim as principais cidades. Ela terá ainda uma linha do tempo, com informações sobre os períodos cronológicos desde a época pré-hispânica até a atualidade, passando pelos períodos colonial e pelo século XIX.
Após essa introdução, os visitantes encontrarão oito áreas temáticas, espalhadas pelo subsolo do Museu da Cidade-OCA, que ocuparão uma área de 3 mil m², em que terão contato com a diversidade e detalhes dessa cultura, são elas: O homem frente à natureza; Comunidade e vida cotidiana; O coração das cidades; O homem diante do tempo e dos astros; As elites governantes e sua historiografia; As forças sagradas; O homem e os deuses: os rituais; e Entrar no caminho: ritos funerários.
Na mostra, os visitantes poderão compreender também como o passado dessa civilização mescla-se com o México de hoje e o quanto se faz presente na cultura nacional, revelando sua inestimável importância. Entre os objetos expostos estarão artefatos e utensílios que conseguiram transcender a pilhagem, a destruição de sua cultura e a invalidação de sua religião por parte da conquista espanhola. Os maias chegaram aos dias de hoje conservando suas línguas e conduzindo uma nova e rica cultura original, resultado das mudanças e das distintas significações adquiridas por seus costumes e crenças, que lhes deram nova identidade.
A mostra “Mayas: revelação de um tempo sem fim” fica em cartaaz até dia 24, de terça a domingo das 9h às 18h. A entrada é gratuita mas evite os finais de semana, quando as filas têm sito imensas.
A Oca fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 3 do Parque do Ibirapuera. Telefone: 3241-1081 .

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados