Siga-nos

Meio ambiente

Evite geração de resíduos nas festas

Publicado

em

A cidade está preparada para coletar resíduos domésticos e material reciclável, mas ideal é munícipe moderar a geração de lixo

Não existe “jogar fora”, já que todos habitamos o planeta terra e o “lixo” gerado em cada casa, em cada estabelecimento comercial vai para algum aterro, vai ocupar algum espaço e gerar demanda de tratamento para não contaminar o solo, o ar, os lençóes freáticos. A cidade de São Paulo tem aprimorado sua capacidade de triagem de recicláveis, assim como também acaba de inaugurar obra que amplia o tamanho do aterro que abriga os resíduos domésticos coletados nas zonas sul e leste da capital. Mas, o grande desafio da humanidade é reduzir a quantidade de resíduos produzida diariamente.
Pesquisas indicam que a produção de resíduos no Brasil já ultrapassa a média de 1,3kg por dia por habitante. Na época das festas de fim de ano a tendência é que esta quantidade seja ainda melhor. O que é possível fazer para conseguir uma festa mais sustentável?
Reaproveitar a decoração do ano passado ou usar itens naturais como gravetos, árvores e vasos que já compõem a decoração doméstica é uma das dicas. Há diversos tutoriais na internet ensinando também a transformar materiais recicláveis, como garrafas de vidro, pets e caixas em enfeites e embalagens de presente.
Existem lâmpadas de baixo consumo como as lâmpadas de Led ou velas ecológicas feitas com ceras vegetais derivadas de palma, girassol e soja. Além de mais baratas, duram mais e podem ser reaproveitadas em outras ocasiões. Para os cartões, prefira aqueles feitos com papel reciclável ou envie cartões eletrônicos, pela internet.
Nas ceias de Natal e Ano Novo a palavra de ordem faça planejamento conforme número de convidados e evite desperdício. Compre itens orgânicos, de produtores locais e compras pensadas com antecedência evitam sobras e desperdícios.
Outra preocupação importante é optar por produtos orgânicos, cultivados por agricultores locais. Distribua as sobras entre os convidados para que sejam reaproveitadas nos dias seguintes. Evite também os itens descartáveis, como talheres, pratos, copos e guardanapos de plástico.
Nas compras, evite o excesso de embalagens para presentes e recuse sacolinhas plásticas. Procure valorizar empresas e lojas preocupadas com a sustentabilidade, compre do pequeno comércio e prefira produtos duradouros.
Ao final da festa, não deixe de separar o material: em primeiro lugar, identifique caixas e garrafas que possam ter reaproveitamento do dia a dia doméstico. Separe o material reciclável e encaminhe para a coleta seletiva. Já os resíduos orgânicos restantes, acondicione corretamente e descarte no dia e horário da coleta domiciliar tradicional.
O site www.spcidadelimpa.com.br traz todas as informações de horário conforme o endereço e ainda oferece orientações para descarte de cada tipo de material em seu bairro.

PrEFIRA OS TALHERES, PRATOS, COPOS E GUARDANAPOS FEITOS DE MATERIAL REAPROVEITÁVEL. EVITE DESPERDÍCIO E SEPARE MATERIAL RECICLÁVEL AO FINAL

PREFIRA OS TALHERES, PRATOS, COPOS E GUARDANAPOS FEITOS DE MATERIAL REAPROVEITÁVEL. EVITE DESPERDÍCIO E SEPARE MATERIAL RECICLÁVEL AO FINAL

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados