Siga-nos

Meio ambiente

Europa está proibindo venda de descartáveis

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

França e Alemanha estão restringindo descarte excessivo com leis

Em vários países da Europa, a legislação tem refletido a preocupação com a produção excessiva de resíduos.
Um dos aspectos que vem sendo levado em consideração é o uso de itens descartáveis. A primeira preocupação foi com as sacolinhas plásticas descartáveis, que foram proibidas paulatinamente no comércio.
Os britânicos conseguiram reduzir em 85% o uso de sacolas plásticas. Na França, elas sequer podem ser vendidas, agora: o consumidor precisa levar sacolas retornáveis ao supermercado ou outros meios para carregar os produtos até em casa.
A França está dando novos passos contra o excesso de produção de lixo, que compromete a vida útil de aterros sanitários. A partir de 2020, a venda de copos, talheres, plásticos e todos os utensílios descartáveis feitos de plástico será proibida. Haverá apenas uma exceção, para materiais constituídos de, no mínimo, 50% de material biodegradáveis. E, cinco anos depois, em 2025, apenas materiais produzidos por no mínimo 60% de matéria prima biodegradável poderão ser oferecidos para venda.
Vale destacar que a medida também será válida para restaurantes, cafés e outros estabelecimentos que oferecem bebidas e alimentos em embalagens descartáveis.
A imprensa francesa divulgou estimativas que mostram que quase 5 bilhões de utensílios plásticos foram descartados na França em 2015.
Na cidade alemã de Hamburgo, segunda maior do país, foi lançado recentemente um Guia para Contratos Ecologicamente Responsáveis, um documento que estabelece padrões a serem seguidos por repartições públicas.
O guia traz regras que também têm por objetivo reduzir a quantidade de resíduos sólidos descartados após pouco uso. Os copos, talheres e outros utensílios de plásitco não podem mais ser comprados por estas repartições.
Da mesma forma, foram proibidas também as compras de água mineral engarrafada e cápsulas de café, utilizadas em máquinas de expresso.
Pior do que o plástico, que ainda pode ser reciclado, as cápsulas têm difícil processo de reciclagem porque depois de usadas mantêm a borra do café, com difícil separação do material de alumínio usado.
O documento alemão ainda estabelece que as repartições públicas devem usar produtos de limpeza a base de cloro, unicamente.

Canudos, pratos, copos, talheres e outros itens de plástico descartáveis terão venda proibida na França

Canudos, pratos, copos, talheres e outros itens de plástico descartáveis terão venda proibida na França

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados