Siga-nos

Urbanismo

Estação Santo Amaro do metrô passará por reforma

Publicado

em

Outra estação que está na lista das mais novas da capital passará por reformas nos próximos meses. Depois de adaptações na estação Capão Redondo, da Linha Lilás – 5, do metrô, agora é a Santo Amaro que passa por mudanças estruturais para melhoria. Construídas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia do Metropolitano, as estações estão sendo reformadas pela concessionária responsável pela operação e manutenção da linha, a Via Mobilidade.

As obras começaram segunda, 27 de janeiro, e o objetivo, segundo a Via Mobilidade, é aprimorar a infraestrutura da área de transferência que liga a estação à Linha 9-Esmeralda, da CPTM, para tornar o espaço compatível à atual demanda de público da Linha 5, que cresceu em mais de 90% – de 320 mil para 600 mil passageiros – desde a abertura das últimas estações e conclusão da linha no ano passado.

Para melhorar a fluidez dos passageiros, especialmente em horários de maior movimentação, ao todo, serão implantados aproximadamente 4.000 metros quadrados a mais de espaço nas plataformas, mezanino e passarela de integração e serão instaladas mais 8 escadas rolantes e quatro elevadores.

Na Estação da Linha 5-Lilás, o espaço das plataformas será ampliado com a construção de uma plataforma auxiliar de sete metros de largura, ao lado da existente, em cada um dos sentidos. Na extremidade de cada plataforma ampliada, serão acrescentadas três escadas rolantes, 1 escada fixa e 1 elevador.

Também serão alargados o mezanino da estação da CPTM e a passarela de integração entre as duas linhas, que passará a ter 14 metros de largura e ganhará um par de escadas rolantes para acesso à plataforma. Adicionalmente, será construída nova passarela de 6 metros de largura, para integrar as duas estações. Por fim, no acesso ao mezanino da estação de trem será instalado um novo conjunto de bilheterias e haverá substituição dos bloqueios (catracas) na integração por câmeras de contagem.

“Essas adequações visam oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade aos 95 mil passageiros que passam pela Estação Santo Amaro todos os dias”, afirma Francisco Pierrini, presidente da ViaMobilidade.

A previsão é de que as obras sejam concluídas em um prazo de até 24 meses. O investimento está inserido no montante previsto de R$ 3 bilhões ao longo dos 20 anos de concessão.

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Edna Conceição Maia dos Santos

    31 de janeiro de 2020 at 11:38

    Que bom que vão. reforma a estação Santo Amaro ,Mas também vocês não deveriam de esquecer do Terminal Santo Amaro porque está precisando de uma boa reforma , principalmente os banheiros femininos,espero que vocês olhem com carinho para essa observação .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados