Siga-nos

Transporte

Estação Campo Belo funciona em horário reduzido

Publicado

em

O Metrô entregou nessa segunda, 8, a Estação Campo Belo do metrô, última da linha 5 – Lilás a ser aberta. No total, as obras para extensão do trecho, conectando-o às linhas já existentes Azul e Verde, nas estações Santa Cruz e Chácara Klabin, respectivamente.

Ao longo dessa semana, a linha vai operar das 10 às 15h, com cobrança de tarifa. Esse formato consiste na maturação dos equipamentos e sistemas, como os de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações, permitindo o aperfeiçoamento dos métodos de operação da estação. Mas já no sábado, 13, começa a funcionar em horário integral (das 4h40 à meia-noite, exceto aos sábados quando fecha mais tarde – 1h de domingo)

A estação, como outras do novo trecho, foi entregue sem as portas de proteção nas plataformas, como havia sido anunciado.

A nova parada fica na esquina das avenidas Santo Amaro e Jornalista Roberto Marinho. Vários atrasos foram computados na conclusão de toda a linha e a estação Campo Belo demorou ainda mais por conta da demoras na desapropriação de imóveis desse trecho.

E por falar em atraso, o monotrilho 17 – Ouro vai se conectar à linha 5 na estação Campo Belo, mas nem há prazo para que isso aconteça. A expectativa era de entrega no segundo semestre do próximo ano, mas recentemente o contrato com um dos consórcios responsáveis pela obra foi rompido e não há informações sobre retomada. De qualquer forma, a nova parada já conta com túnel subterrâneo que garantirá acesso ao monotrilho.

A expectativa é de que 22 mil pessoas passem a utilizar a nova parada diariamente. Tem 8,1 mil m² de área construída e 22,5 metros de profundidade, que foram divididos em cinco pavimentos: acesso no nível da rua; saguão de entrada com bilheterias e linha de bloqueios; mezanino superior; mezanino de distribuição; e plataforma que será central.

Os itens de acessibilidade são compostos por 20 escadas rolantes, dois elevadores, piso podotátil e elementos antiderrapantes nas escadas fixas.

A estação já foi inaugurada com bicicletário.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados