Siga-nos

Cultura

Espaços da Casa Modernista se tornam “palco” de dança

Publicado

em

O mais novo trabalho da coreógrafa e bailarina Marta Soares, “Deslocamentos”, proporciona ao público um programa duplo: apreciar o novo projeto da artista em um espaço que faz parte de um conglomerado de locais denominado Museu da Cidade: a Casa Modernista, na Vila Mariana.
Contemplado com a 14ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, “Deslocamentos” será apresentado sextas, sábados e domingos de fevereiro, dias 7, 8, 9, 14, 15, 16, 21, 22 e 23, entre 17 e 20 horas. Com concepção e direção de Marta Soares, Deslocamentos traz os criadores-intérpretes Anderson Gouvêa, Carolini Lucci, Martina Sarantopoulos, Nathalia Mendonça, Patrícia Bergantin, além dos bailarinos convidados.
Durante três horas, o público pode passear pelos vários e amplos ambientes da Casa Modernista, onde cinco duplas de bailarinos estão instaladas/posicionadas. Nos cantos do salão principal, na despensa, dentro da piscina, em uma clareira em meio ao jardim. No andar de cima da casa, outra dupla se apresenta entre um corredor e várias portas. Com a sua partitura de movimentos lentos, a dupla vai se relacionando com a arquitetura.
Marta Soares conta que a escolha da Casa Modernista aconteceu pela possibilidade de colocar os corpos para se relacionarem com os diversos ambientes do local. A Casa Modernista tem vários espaços interligados. “Um corredor que dá para vários cômodos conectados, e muitos nichos. O que facilita a visão do público. O que está na piscina pode ser visto do térreo e do segundo andar. Dependendo do ângulo no qual se posicionar, o visitante assistirá as partituras coreográficas de uma maneira diferente.”
O visitante recebe um mapa para se guiar por onde as partituras acontecem. Assim, vai descobrindo o que ver e quanto tempo ficar com cada dupla de bailarinos. Não há uma ordem, é possível observar o trabalho de vários locais da casa. A partir do início (17h) até o final (20h), os bailarinos se movimentam lentamente, repetindo sequências coreografadas, com duração de aproximadamente meia-hora cada.
Dois corpos vestem o mesmo figurino, feito de um tecido semelhante à pele. Ao se movimentarem vão criando figuras híbridas, sem classificação pré estabelecida. Não é homem nem mulher, nem vivo, nem morto, nem dentro, nem fora, nem figura, nem fundo, mas sim ENTRE homem/mulher”, vivo/morto, dentro/fora, figura/fundo.
Marta Soares vem realizando nos últimos 16 anos um trabalho contínuo de pesquisa sobre possibilidades de interseções entre a dança, as artes visuais (vídeo e instalação), a arte performática e a música (instalação sonora).
O espetáculo DESLOCAMENTOS, com Marta Soares e Cia., acontece nos dias 7, 8, 9, 14, 15, 16, 21, 22, 23 de fevereiro. Sexta a Domingo, das 17h às 20h. A Casa Modernista fica na Rua Santa Cruz, 325, Vila Mariana. Próximo ao Metrô Santa Cruz. Fone: 5083.3232. Publico: até 150 pessoas. Classificação: Livre. Duração: 30 minutos cada coreografia, a serem feitas entre 17 e 20h.

 

A bailarina e coreógrafa Marta Soares usou os diversos espaços internos, piscina e jardim da Casa Modernista, na Vila Mariana, – projetada em 1927, pelo arquiteto russo Gregori Warchavchik (1896-1972) , que chegou ao Brasil em 1923

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados