Siga-nos

Educação

Escola celebra Dia do Saci resgatando folclore nacional

Publicado

em

O que se comemora no dia 31 de outubro? Desde 2005, o Dia do Saci. A celebração foi instituída para reduzir a influência da cultura norte-americana no Brasil, ou seja, é uma substituição sadia ao “Dia do Halloween” tradicionalmente comemorado nos Estados Unidos por uma figura do folclore nacional. Vale lembrar que a terminologia “folclore” remonta ao século XIX, quando passou a designar todo um novo campo do conhecimento. Dali em diante, passaram a ser identificadas e estudadas as manifestações das culturas populares. Lendas e personagens que compõem o folclore foram transmitidos oralmente durante décadas e adquiriram novas versões ao serem transmitidas de geração em geração. Na Escola Nossa Senhora das Graças, os alunos dos Cursos Infantil e Fundamental I realizaram – durante todo o mês de outubro – um trabalho interdisciplinar que envolveu as matérias de Artes, Música e Inglês. As crianças foram apresentadas aos personagens do folclore brasileiro, ouviram as lendas e músicas e construíram a “Instalação do Dia do Saci”, participando da confecção da floresta e dos seus personagens.
“Através de momentos de interação, diversão e aprendizado, alcançamos nosso maior objetivo: valorizar a cultura brasileira, porque o folclore traduz o pensar, o sentir e agir de um povo, levando o aluno a ter respeito por costumes e culturas diferentes” – explica Andréa Leo Madeira, arte-educadora da Escola Nossa Senhora das Graças.
A instalação pôde ser visitada por pais e familiares no último dia 31.
A Escola Nossa Senhora das Graças fica na Praça Barão de Angra, 91 – Cidade Vargas. Telefone: 5588-4488; www.ensg.com.br

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados