Siga-nos

Educação

Escola Alberto Levy pode ser fechada?

Publicado

em

Um grupo de mães de alunos das escolas estaduais Professor Paulo Rossi e Rui Bloem, localizadas em Mirandópolis, foram procurar apoio na Assembleia Legislativa de São Paulo. Elas denunciam que a Secretaria de Estado da Educação está direcionando alunos de outra escola tradicional da região para lá e superlotando as salas. O objetivo? Concentrar os alunos nas duas escolas de Mirandópolis e fechar a outra unidade.

A Escola em questão é uma das mais tradicionais da cidade: Alberto Levy, localizada na Avenida Indianópolis, no Planalto Paulista, esquina com Alameda dos Guainumbis.

A notícia causou espanto não só nos atuais alunos do Levy, como é carinhosamente conhecida a unidade, mas também em ex-alunos que integram grupos em redes sociais na internet.

Escola existe há mais de 65 anos

Referência em bons resultados na educação pública ainda nos dias de hoje, o Levy existe desde a década de 1950.

O nome Professor Alberto Levy foi em homenagem a um professor britânico que chegou a ocupar cargo de vice Cônsul na capital paulista e envolveu-se em movimentos políticos da época. Foi oficializado em 6 de maio de 1954, por um decreto estadual. Até então, a unidade era conhecida apenas como Colégio Estadual de Indianópolis.

Por lá passaram figuras como o ex-ministro da educação Renato Janine Ribeiro, que contou em entrevista ter tido aulas de latim e grego na unidade, além de filosofia com a também conhecida Marilena Chauí.

Secretaria nega fechamento

Procurada, a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Diretoria Regional de Ensino Centro Oeste, informou que as salas de aula das escolas estaduais Rui Bloem e Paulo Rossi atendem os alunos dentro do módulo estabelecido pela Resolução SE nº 02, de 8 de janeiro de 2016.

E ainda garantiu que, em relação a Escola Estadual Professor Alberto Levy, não existe nenhum estudo para realizar o fechamento da unidade. “A escola atende nos três turnos –  manhã, tarde e noite – e as atividades transcorrem dentro da normalidade”, diz a nota.

Mas a explicação continua não convencendo muita gente. Há denúncias na comunidade de descaso com o prédio e falta de professores.

Em 2015, o governo chegou a anunciar que fecharia várias unidades por todo o Estado, o que causou greves e ocupações por alunos indignados.

O Governo recuou mas há suspeitas de que o desmonte vem sendo feito de forma paulatina e por meio de medidas como o abandono dos prédios, a não contratação de professores e a transferência ou não aceitação de matrículas.

Discurso na Assembleia Legislativa

É o que acredita o deputado estadual Carlos Giannazzi, do Psol, que atua em educação e recebeu as mães de alunos na Assembleia Legislativa. Giannazzi fez um duro discurso contra o governo.

“Já faz mais de quatro anos que venho denunciando atitudes criminosas como essa. A Secretaria da Educação fecha escolas, salas e turnos à custa da superlotação de outras unidades”, afirmou o parlamentar, que levou o grupo de mães ao plenário para dar conhecimento do apelo aos demais deputados.

Giannazi ainda frisou que a formação de turmas com mais de 40 alunos é apenas um dos sintomas da falta de financiamento, que se reflete também na deterioração dos prédios e no escasso número de funcionários. “É muito difícil encontrarmos uma escola da rede estadual com o módulo de servidores completo, principalmente os do quadro de apoio escolar”, destacou.

Comprometendo-se a levar o caso ao Ministério Público e à Comissão de Educação da Alesp, o líder do PSOL lamentou o comprometimento da qualidade de ensino da Rui Bloem, uma das escolas mais bem pontuadas em avaliações institucionais como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

Outras desconfianças

Antigo Laboratório DF Vasconcelos, atualmente propriedade do Creci que está à venda (esquerda na imagem acima) fica ao lado da escola Alberto Levy. São dois quarteirões inteiros, que totalizam cerca de 20 mil metros quadrados

A vizinhança da escola ainda tem outras desconfianças. O Levy ocupa um quarteirão inteiro do Planalto Paulista, ao lado da antiga sede da DF Vasconcelos. O prédio histórico, igualmente da década de 1940, está à venda pelo Creci, entidade de classe pelo qual foi comprado há oito anos, mas nunca chegou a ser efetivamente ocupado ou reformado. A desconfiança é de que possa haver algum interesse imobiliário na área formada por esses dois quarteirões vizinhos.


PUBLICIDADE

Advertisement
8 Comentários

8 Comments

  1. Benedita

    13 de abril de 2019 at 17:40

    Dizem que não , mas foram fechadas varias salas sim.

  2. Carlos

    14 de abril de 2019 at 10:41

    João Doria , dando continuidade aos nefastos governos
    Covas , Serra, Alckimim e seus respectivos chicungunhas.

  3. Alex

    15 de abril de 2019 at 11:50

    sou ex-aluno e vi com meus próprios olhos a diminuição de sala e fechamentos de áreas dentro da escola , alem de comentários de professores sohre o fechamento da escola !

  4. Maruca

    13 de janeiro de 2020 at 12:56

    Uma nação que não cultua e respeita o seu passado está fadada a não ter futuro.

  5. Zenaide

    21 de janeiro de 2020 at 1:22

    Por que fechar a escola ou salas de aula?? Precisamos de mais espaço para nossas crianças e jovens. Se o objetivo da Educação é formar cidadãos para a transformação e desenvolvimento de nossa nação, temos que exigir a educação pública e oportunidades para os nossos filhos. Eles serão os agentes de mudança e multiplicadores da cultura futura. Docentes e discentes movimentam a engrenagem do conhecimento, da pesquisa, da inovação, da interação social, do estímulo ao saber científico e do respeito mutuo. Que nos seja permitida a criatividade e a participação coletiva!

  6. valkiria

    13 de julho de 2020 at 14:02

    pois é…. num tempo em que era obrigatório os pais assinarem a tal ¨caderneta¨ para saber se os filhos estavam em aula ou não, foi abolido. Professores sempre foram desrespeitados por essa nova onda de achar que aluno pode impor seus impulsos e nada acontece. Assim que voltarem a acreditar que diálogo existe, mas hierarquia tem que ser respeitada ( inclusive em casa, nas ruas, dentro do comércio, transportes públicos)… talvez teremos mais alunos com bom conhecimento de matemática, geografia, português, história e etc…. aluno tem que ESTUDAR , na escola e em casa… trabalhinhos copiado pelo google nada ajudam … e é preciso dar mais incentivo financeiro e cursos de atualização para professores, e fazer novos concursos para poder suprir a necessidade de tantas escolas da capital e interior..e detalhe isso vem acontecendo faz muito tempo sem que NINGUÉM ousasse enfrentar governos anteriores e se não gostou do que disse, pule esse comentário…. não vou aceitar ser policiada por quem acha que liberdade de expressão é só para quem gosta de bagunça…. desrespeito aos mais velhos, e de quem acha que hierarquia é deixar filhos fazer o que querem e os pais acharem uma beleza serem afrontados e desrespeitados por quem um dia terá que aceitar ser obediente em ambiente de trabalho…. lá não dão moleza, ou sabe o que faz e está bem preparado, ou será despedido por falta de competência e falta de respeito …. a vida é de quem está no comando oferecendo oportunidade, e não de quem ainda cheirando a leite se achar no direito de ter mais direitos que os experientes…

  7. Debora

    27 de julho de 2020 at 8:03

    Tenho certeza que tem alguém de olho nestes dois terrenos bem na Av Indianópolis. Sempre desconfiei de que haveria algo. Eu moro do lado e percebo que a escola está esvaziando. Inclusive já dei aulas lá.
    Uma pena deixar um prédio tão bom, grande em em bairro bom como o Planalto Paulista, se deteriorar. Tem mais de cem árvores para podar. O custo é alto, mas o governo tem como resolver isso.
    E com certeza o governador sabe do que está ocorrendo.
    Uma hora vai aparecer quem está por trás, mas antes de esperar a “casa cair”, é preciso ser feito alguma coisa.

  8. Maria

    7 de abril de 2021 at 15:01

    Gente, algo estranho está acontecendo no Levy. Hoje tem uma turma uniformizada varrendo a calçada.
    Há cerca de dois meses, pintaram o muro do DFV, e já me pareceu esquisito.
    Alguém sabe o que está ocorrendo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados