Siga-nos

Solidariedade

Empresas e pessoas podem doar I.R. para amparo à infância

Publicado

em

Qualquer pessoa jurídica pode abater até 1% do imposto devido para apoiar projetos de amparo a crianças e adolescentes. E mais: até mesmo as pessoas físicas que pagam imposto de renda podem também deduzir até 6% do valor devido. Como? É simples: a doação deve ser feita por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad), gerido pela Secretaria de Participação e Parceria da Cidade de São Paulo (SMPP).

No site do Fumcad, o doador pode escolher um entre os projetos já aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e aptos a receber recursos. É possível doar ao fundo diretamente, sem selecionar especificamente algum projeto, ou selecionar entre as entidades que tiveram suas propostas aprovadas após análise da Prefeitura. Na região, várias entidades estão na listagem, como a Fundação Dorina Nowill, que apoia deficientes visuais, e o Graac, Grupo de Apoio a Criança e Adolescente com Câncer. Ambos estão na Vila Clementino.

O Fumcad teve um grande crescimento a partir de 2007. Até 2006 haviam sido assinados 53 convênios. Hoje são 641, dos quais 27 foram assinados apenas no mês de setembro. A expansão só foi possível graças ao crescimento de doações ocorrido nos últimos três anos, quando o Fundo recebeu R$ 113 milhões.

A opção pela doações é válida para o exercício seguinte, ou seja, quem fizer a escolha agora só poderá deduzir do imposto de renda de 2012. O site possibilita que o doador simule quanto vai pagar de Imposto de Renda e qual a margem de doação dedutível. A doação também é feita por meio do site. Basta imprimir o boleto e fazer o pagamento em qualquer agência bancária ou por intermédio de Bank Line. Em volume financeiro, a maior parte das doações provém das empresas. Mas as doações individuais estão em maior número, de valores a partir de R$ 10 até milhões.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados