Siga-nos

Serviço

Eleitores têm até 04/05 para regularizar o título

Publicado

em

Quem não votou e nem justificou nas últmas eleições precisa comparecer em seu cartório eleitoral, sob o risco de ter o título cancelado. Vale lembrar que sem o título, outros documentos como o CPF e o passaporte não podem ser tirados.
Dos quase 500 mil eleitores paulistas que correm o risco de ter o título cancelado, apenas 8.652 compareceram aos respectivos cartórios eleitorais para de regularizar a situação. O período para regularização dos eleitores que não votaram e não justificaram sua ausência nas três últimas eleições vai até 4 de maio de 2015.
Para cada turno em que tiver deixado de votar ou justificar a sua ausência às urnas, o eleitor terá que pagar multa ou solicitar sua dispensa, caso não tenha condição financeira de efetuar o seu pagamento. Aquele que estiver nessa situação deverá comparecer ao cartório munido de documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação ou justificativa que possuir.
Quem se mantiver irregular com a Justiça Eleitoral terá o seu título cancelado automaticamente após o prazo mencionado e ficará impedido de se candidatar a concurso público, tirar passaporte, entre outras sanções.
O eleitor pode verificar a situação de seu título na Central de Atendimento ao Eleitor no telefone 3130-2100 ou 148 (ligação local em todo o Estado) ou pelo site.
Caso o eleitor já esteja com o título cancelado ou não tenha feito a revisão biométrica (nos municípios onde já houve a biometria), deverá fazer o agendamento e levar, ainda, comprovante de residência atualizado. Se for requerer o primeiro título eleitoral, além desses documentos, deverá apresentar certificado militar, em caso dos eleitores do sexo masculino.
Biometria
A Biometria ainda não é obrigatória em todo o país. Porém, na cidade de São Paulo ela já vem sendo feita paulatinamente: eleitores que procuram os cartórios eleitorais por qualquer razão já registram suas digitais.
O recadastramento biométrico é o processo pelo qual o eleitorado de um município é convocado para comprovar o domicílio eleitoral naquela localidade. Quando comparece, o eleitor tem as digitais coletadas e também é fotografado.
O objetivo é o de garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. Depois de todos os eleitores recadastrados, o município está apto a utilizar as urnas biométricas. A urna só é liberada para o voto após reconhecer as digitais do eleitor.
No Estado de São Paulo, além dos municípios que utilizaram a biometria nas eleições 2014, a tecnologia também está implementada, porém sem obrigatoriedade, na capital, Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Osasco e São Bernardo do Campo.
Qualquer eleitor já pode se recadastrar. Mas, é importante ressaltar que o atendimento em todos os cartórios eleitorais do Estado com coleta de dados biométricos é realizado exclusivamente por agendamento, exceto nos postos eleitorais instalados nas unidades do Poupatempo (Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo e São Paulo – Itaquera, Lapa, Santo Amaro).
Endereços
Na região, existem os serguintes cartórios eleitorais:
6a Zona Eleitoral – Vila Mariana : Rua Loefgreen, 2007, Vila Clementino
259a Zona Eleitoral – Saúde: Rua Itapiru, 174 – Bosque da Saúde.
258a Zona Eleitoral – Indianópolis – Avenida Jandira, 657, Moema.
260a Zona Eleitoral – Ipiranga: Rua Bom Pastor, 2204, Ipiranga.
320a Zona Eleitoral – Jabaquara: Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.917 – JABAQUARA
413a Zona Eleitoral – Cursino venida do Cursino, 3821 – Vila Moraes

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados