Siga-nos

Cultura

Eduardo Moskovis está no monólogo “O Livro”, na Cinemateca

Publicado

em

A Cinemateca Brasileira, entidade que abriga o maior acervo audiovisual do país e que tem sede em prédio histórico da Vila Mariana, está atualmente envolvida em uma polêmica, por conta do gerenciamento de seus recursos por entidade independente, que passou a ser questionado pelo Ministério da Cultura. Mas, em meio a este turbilhão, um espetáculo tenta trazer nova vida ao endereço. Pela primeira vez, a casa abriga um espetáculo teatral – o monólogo “O Livro”, com o ator “Du Moskovis”. A peça já está em cartaz desde 5 de abril, quando o auditório já lotou, e poderá ser conferida até 1 de junho. Mas, atenção: nos dias 10 e 11 de maio, o fim de semana do Dia das Mães, não haverá espetáculos. Com direção de Christiane Jatahy e texto de Newton Moreno, “O Livro” é encenado aos sábados e domingos.
O primeiro monólogo de Du Moskovis é considerado o segundo fruto da parceria com a diretora Christiane Jatahy após o elogiado “Corte Seco” (2009). Ambos trabalham pela primeira vez com um texto de Newton Moreno, premiado autor de “As Centenárias”, “Maria do Caritó”, “Agreste” e “A Memória da Cana”. Em cena, o ator vive um homem que recebe um livro de seu pai com a notícia de que irá ficar cego.
Na concepção de Christiane, o homem e o ator caminham juntos num percurso transformador: “É sobre a luz e a escuridão, sobre ver e não ver, ler e cegar, cegar para ver. Nosso ‘livro-montagem’ é também sobre dois percursos que se encontram: o do ator que recebe o texto de ‘O Livro’ e o enfrenta e sobre o homem que recebe ‘O Livro’ do pai e o afronta”, afirma a diretora. “Enquanto o homem cega, o ator cria” completa.
O cenário, também assinado por Christiane, é uma grande bobina de papel, que se desenrola e cobre todo o palco, transformando-o em um livro impresso. Para a temporada paulistana, Moscovis realizou um antigo desejo, o de transpor o espetáculo para além da demarcação física do teatro convencional, por isso a escolha da Cinemateca Brasileira: “Estou há mais de três anos procurando o local mais adequado para apresentar ‘O Livro’ aqui em São Paulo. Depois de visitar uma lista enorme de possíveis locações encontrei na Cinemateca o espaço perfeito! Não só pela beleza dos prédios, mas pela forma como a Cinemateca vem de encontro ao projeto e à pesquisa da Christiane em romper os limites do teatro e aproximar o teatro do cinema! Estou extremamente feliz de, depois de tanto tempo de espera, poder apresentar meu espetáculo num lugar que consideramos perfeito!”, destaca Moscovis. O monólogo é encenado no salão Petrobrás, um dos antigos galpões restaurados que fazem parte do parque da Cinemateca.
A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207. Duas apresentações aos sábados (20h e 22h) e uma aos domingos (19h), com ingressos a preços populares: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Classficiação indicativa – 12 anos.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados